Questão: 36942
Banca: TRT 4º Região Prova: Juiz do trabalho Ano: 2016

Considere as assertivas abaixo sobre a ordem econômica e financeira.


I - O livre exercício do direito de propriedade privada é garantido desde que o proprietário atenda a sua função socioambiental, de modo que a ele é vedado colocar em risco o equilíbrio ecológico, cuja titularidade é difusa.


II - A função individual da propriedade justifica-se para proteger o indivíduo e sua família, de maneira que se consubstancia num simples direito individual. Já a função social justifica-se pelos seus fins, em face da inserção da propriedade na coletividade.


III - A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, assegurando a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.


Quais são corretas?

Questão: 37034
Banca: MPE-GO Prova: Promotor de Justiça Ano: 2016
A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, sendo pautada pelos seguintes princípios, exceto
Questão: 37063
Banca: Prefeitura de Fortaleza - CE Prova: Analista de Planejamento e Gestão Ano: 2016
Trata-se de princípio geral expresso da ordem econômica, disposto no Art. 170 da Constituição Federal: 
Questão: 37211
Banca: FAUEL Prova: Advogado Ano: 2016
O Art. 170 da Constituição Federal dispõe que a ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os princípios elencados nos incisos I a IX. Assinale, abaixo, a alternativa que NÃO indica um desses princípios:
Questão: 37275
Banca: TRT 3R Prova: Juiz do trabalho Ano: 2016
Assinale a alternativa incorreta:
Questão: 37364
Banca: ESAF Prova: Especialista em Regulação de Aviação Civil Ano: 2016
Considerando os princípios gerais da atividade econômica dispostos na Constituição Federal, é correto afirmar:
Questão: 37763
Banca: IESES Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros Ano: 2016
A República Federativa do Brasil é disciplinada, no que tange sua ordem econômica, por um conjunto de princípios expressos no art. 170 da Constituição Federal de 1988, que assim expressa: “a ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social [...]”. Assinale a alternativa que representa os princípios norteadores da ordem econômica de acordo com o citado artigo da Constituição Federal: 
Questão: 37791
Banca: CESPE Prova: Juiz de direito Ano: 2016
Considerando-se as normas contidas na CF acerca da ordem econômica, é correto afirmar que
Questão: 37920
Banca: FGV Prova: Advogado Ano: 2015
Os princípios gerais da ordem econômica, na forma em que sistematizados pela Constituição da República Federativa do Brasil, alcançam as relações mantidas entre o Poder Público, o setor produtivo e o setor consumidor.

A respeito dessas relações, é correto afirmar que: 
Questão: 38332
Banca: FUNCAB Prova: Advogado Ano: 2015
São princípios da ordem econômica brasileira, expressos na Constituição Federal de 1988: