Questão: 403072
Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Prova: Assistente Administrativo Ano: 2016
A palavra mal tem valor semântico de intensidade na seguinte frase: 

Crônica

       Como o povo brasileiro é descuidado a respeito de alimentação! É o que exclamo depois de ler as recomendações de um nutricionista americano, o dr. Maynard. Diz este: “A apatia, ou indiferença, é uma das causas principais das dietas inadequadas.” Certo, certíssimo. Ainda ontem, vi toda uma família nordestina estendida em uma calçada do centro da cidade, ali bem pertinho do restaurante Vendôme, mas apática, sem a menor vontade de entrar e comer bem. Ensina ainda o especialista: “Embora haja alimentos em quantidade suficiente, as estatísticas continuam a demonstrar que muitas pessoas não compreendem e não sabem selecionar os alimentos”. É isso mesmo: quem der uma volta na feira ou no supermercado vê que a maioria dos brasileiros compra, por exemplo, arroz, que é um alimento pobre, deixando de lado uma série de alimentos ricos. Quando o nosso povo irá tomar juízo? Doutrina ainda o nutricionista americano: “Uma boa dieta pode ser obtida de elementos tirados de cada um dos seguintes grupos de alimentos: o leite constitui o primeiro grupo, incluindo-se nele o queijo e o sorvete”. Embora modestamente, sempre pensei também assim. No entanto, ali na praia do Pinto é evidente que as crianças estão desnutridas, pálidas, magras, roídas de verminoses. Por quê? Porque seus pais não sabem selecionar o leite e o queijo entre os principais alimentos. A solução lógica seria dar-lhes sorvete, todas as crianças do mundo gostam de sorvete. Engano: nem todas. Nas proximidades do Bob´s e do Morais há sempre bandos de meninos favelados que ficam só olhando os adultos que descem dos carros e devoram sorvetes enormes. Crianças apáticas, indiferentes. Citando ainda o ilustre médico: “A carne constitui o segundo grupo, recomendando-se dois ou mais pratos diários de bife, vitela, carneiro, galinha, peixe ou ovos”. Santo Maynard! Santos jornais brasileiros que divulgam as suas palavras redentoras! E dizer que o nosso povo faz ouvidos de mercador a seus ensinamentos, e continua a comer pouco, comer mal, às vezes até a não comer nada. Não sou mentiroso e posso dizer que já vi inúmeras vezes, aqui no Rio, gente que prefere vasculhar uma lata de lixo a entrar em um restaurante e pedir um filé à Chateaubriand. O dr. Maynard decerto ficaria muito aborrecido se visse um ser humano escolher tão mal seus alimentos. Mas nós sabemos que é por causa dessas e outras que o Brasil não vai pra frente.

CAMPOS, Paulo Mendes. De um caderno cinzento. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 40-42. 

Questão: 409688
Banca: VUNESP Prova: Analista de Promotoria - Assistente Jurídico Ano: 2015
Disciplina: Português Assunto: Ortografia , Problemas da língua culta , Mal-Mau ,

                                      

                           (Dik Brownie, Hagar. www.folha.uol.com.br, 29.03.2015. Adaptado)


Considerando a ortografia e a acentuação da norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas estão, correta e respectivamente, preenchidas por:

Questão: 412606
Banca: COSEAC Prova: Gari Ano: 2015
Disciplina: Português Assunto: Problemas da língua culta , Mal-Mau ,
Para o preenchimento CORRETO das lacunas na frase “A menina não tinha o ________ costume de duvidar da avó, _________, naquele assunto,________ havia terminado a conversa, ela foi perguntar à natureza.”, empregam-se, respectivamente, as formas:
Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.

Existe no Oceano Pacífico uma ilha feita de duas montanhas. É como se alguém tivesse colado dois grandes montes de terra no meio do mar. A maior chama-se Tristeza e a menor, Alegria.

Dizem que há muitos anos atrás a Alegria era maior e mais alta que a Tristeza. Dizem também que, por causa de um terremoto, parte da Alegria caiu no mar e afundou, deixando a montanha do jeito que está hoje.

Ninguém sabe se isso é mesmo verdade. Verdade é que ao pé desses dois cumes, exatamente onde eles se encontram, moram uma menina chamada Aleteia e sua avó.

Aleteia e a avó são como as montanhas: duas pessoas que estão sempre juntas.

Hoje Aleteia é menor, mais baixa que sua avó; acontece que daqui a algum tempo, ninguém sabe quando, Aleteia vai acordar e estará mais alta que a avó. Aleteia vai crescer e eu acho que, quando esse dia chegar, elas ainda estarão juntas. Igual às montanhas da ilha.

Um dia Aleteia perguntou: “Vovó, quem fez o mundo?”, e sua avó respondeu: “Deus”.

- Todo ele?
- Sim, todo.
- Sozinho?
- Sim, sozinho.

Aleteia saiu da sala com aquela conversa na cabeça. Não estava convencida. Pensou muito a respeito do assunto. Para raciocinar melhor, saiu para caminhar e caminhou muito pela ilha. Pensava sozinha, pensava em voz alta e começou a dividir seus pensamentos com as coisas que lhe apareciam pelo caminho: folhas, árvores, pedras, formigas, grilos, etc. Deus tinha criado o mundo sozinho?

(KOMATSU, Henrique. A menina que viu Deus. p.3-6, formato eletrônico, fragmento.)

Questão: 413168
Banca: FCC Prova: Técnico Judiciário - Judiciária e Administrativa Ano: 2014
A expressão em destaque está grafada e empregada corretamente em:
Questão: 422878
Banca: IBFC Prova: Analista de Promotoria I Ano: 2013
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

O rapaz foi embora da festa ___________foi_________ tratado pelos colegas?
Questão: 423328
Banca: IBFC Prova: Médico clínico geral Ano: 2013
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

Não entendi______ ele reagiu tão_____ quando_____ contaram a notícia.
Questão: 423337
Banca: IBFC Prova: Médico legista Ano: 2013
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas. 

Não entendi _______ ele reagiu tão______quando______contaram a notícia.
Questão: 427180
Banca: TJ-GO Prova: Oficial de Justiça Ano: 2013
Disciplina: Português Assunto: Problemas da língua culta , Mal-Mau ,
Assinale a opção em que há erro no emprego de mau ou mal:
Questão: 428188
Banca: IBFC Prova: Agente Técnico de Assistencia a Saúde - Assistente Social Ano: 2013
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
Não sei _______ estou me sentindo tão _____.
Questão: 428540
Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Prova: Guarda Municipal Ano: 2013
Sabendo-se que existem os homônimos mal e mau, verifica-se emprego CORRETO da palavra destacada em: