Questões da Prova de Analista de Compras

Questão: 413060
Banca: Makiyama Prova: Analista de Compras Ano: 2014
Disciplina: Português Assunto: Geral ,
A partir do texto, pode-se depreender CORRETAMENTE que:
Texto para responder à questão.

Mosquitos transgênicos são criados para combater a malária

12/06/2014 - 10h06/ ATUALIZADO 10h06 / POR EDSON CALDAS

Biólogos anunciaram nesta terça-feira, 11, terem desenvolvido uma nova arma contra a malária. Eles criaram mosquitos geneticamente manipulados para produzir principalmente descendentes machos — levando, eventualmente, ao desaparecimento da população inteira de insetos.
A técnica produz uma geração de mosquitos transgênicos em que 95% são do sexo masculino, enquanto nas populações normais o percentual é de 50%. Os resultados foram descritos em artigo na revista Nature Communications. Logo, restam tão poucas fêmeas que a população de mosquitos desaba, reduzindo o risco de que os humanos entrem em contato com o parasita da malária (transmitido pelas fêmeas). (...)
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a malária mata mais de 600 mil pessoas por ano, sendo as principais vítimas crianças pequenas da África subsaariana. Resultado de seis anos de trabalho, o método se concentra nos mosquitos "Anopheles gambiae", os transmissores mais perigosos do parasita da malária.
Os cientistas injetaram uma parte de enzima de DNA no código genético dos embriões de mosquitos machos. Basicamente, a modificação parte em pedaços o cromossomo X durante a produção de espermatozoides na idade adulta.
Como resultado, quase nenhum espermatozoide funcional contém o cromossomo X, que determina descendentes fêmeas. Ao contrário, a maior parte dos espermatozoides carrega o cromossomo Y, que produz machos. Os mosquitos modificados foram testados em cinco jaulas, cada uma contendo 50 machos geneticamente modificados e 50 fêmeas silvestres normais.
Em quatro das cinco jaulas, toda a população desapareceu em seis gerações devido à falta cada vez maior de fêmeas. Os mosquitos machos modificados produziram apenas herdeiros machos modificados, que tiveram o mesmo tipo de descendentes até que não sobraram mais fêmeas. (...)
Os cientistas já estão fazendo experimentos na natureza com mosquitos "Aedes aegypti", que transmitem a dengue, e que foram modificados para gerar descendentes que não chegam à idade adulta. Eles sobrevivem durante apenas uma semana, enquanto mosquitos normais vivem um mês. O Brasil e a Malásia já soltaram nuvens desses insetos, e em janeiro o Panamá anunciou que também fará o mesmo.
No entanto, estes programas despertam a preocupação de ambientalistas, que chamam atenção para o impacto desconhecido de animais geneticamente modificados no equilíbrio da biodiversidade. Eles argumentam que se uma espécie de mosquito for eliminada de uma região, abriria a oportunidade para uma espécie concorrente — e potencialmente perigosa — vir à tona.

< http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/06/mosquitos-transgenicos-sao-criados-para-combater-malaria.html>

Questão: 17173
Banca: Makiyama Prova: Analista de Compras Ano: 2014
As entidades do Sistema "S" não são obrigadas a seguir as regras da lei 8666/93 nas suas licitações e contratos. Em contrapartida, a exigência de que a lei 8666/93 seja observada por entidades desse mesmo Sistema, pode ser justificada nos seguintes casos:
Questão: 17172
Banca: Makiyama Prova: Analista de Compras Ano: 2014
Sobre a utilização das modalidades licitatórias pelas entidades do Sistema "S", analise as assertivas a seguir:

I     Compete às entidades do Sistema “S” avaliar a conveniência e oportunidade de adotar a modalidade licitatória pretendida, quando para o caso concreto for possível a opção entre mais de uma modalidade.
II    A discricionariedade das entidades do Sistema “S” não pode ser confundida com a renúncia em todo e qualquer caso à utilização da modalidade pregão, reconhecidamente mais vantajosa e que confere maior celeridade aos processos licitatórios.
III   Considerando o princípio da eficiência constante no artigo 37 da Constituição Federal, bem como o objetivo primordial da licitação, que é o de obter a proposta mais vantajosa para a administração, é recomendável às entidades do Sistema “S” utilizar a modalidade licitatória pregão, sempre que possível, e preferencialmente na forma eletrônica, para a aquisição de bens e serviços comuns, ressaltando que a não utilização dessa modalidade deve ser justificada pela entidade nos autos do processo.

Está CORRETO o que se afirma em:
Questão: 413073
Banca: Makiyama Prova: Analista de Compras Ano: 2014
Disciplina: Português Assunto: Morfologia , Preposições ,
Identifique a alternativa que completa, CORRETA e respectivamente, as frases abaixo, fazendo ou não uso da crase.

I     Fui _____ França este ano.
II   Viajarei _____ catorze horas.
III  Voltamos _____ contemplar a lua.
Questão: 413066
Banca: Makiyama Prova: Analista de Compras Ano: 2014
Disciplina: Português Assunto: Morfologia - Pronomes , Pronomes pessoais oblíquos ,
Analise as assertivas abaixo:

I     O assunto é apenas entre mim e ti.
II    Mandaram-me entregar este livro.
III   O discurso onde o presidente acusou a oposição causou muita polêmica.

O emprego do pronome está CORRETO em:
Questão: 17162
Banca: Makiyama Prova: Analista de Compras Ano: 2014
Baseando-se no previsto pela lei 8666/93 sobre as prerrogativas inerentes ao contrato administrativo, pode-se afirmar que a Administração pode:
Questão: 17169
Banca: Makiyama Prova: Analista de Compras Ano: 2014
Disciplina: Direito Administrativo Assunto: Licitações e Lei 8.666 de 1993. , Pregão - Lei 10.520/2002 ,
O princípio da ___________, consagrado pela Lei nº 10.520, de 2002, como um dos norteadores de licitações na modalidade pregão, busca simplificar procedimentos, de rigorismos excessivos e de formalidades desnecessárias. As decisões, sempre que possível, devem ser tomadas no momento da sessão.

Preenche CORRETAMENTE a lacuna acima, o termo apresentado em:
Questão: 94007
Banca: Makiyama Prova: Analista de Compras Ano: 2014
No que diz respeito ao Sistema S, analise as afirmativas abaixo:

I     É o termo que define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica.
II    Fazem parte do sistema S, entre outros, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).
III   As empresas pagam contribuições às instituições do Sistema S com base em alíquotas e essas são fixas, não podendo variar em função do tipo do contribuinte.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Questão: 323042
Banca: Makiyama Prova: Analista de Compras Ano: 2014
Disciplina: Sociologia Assunto: Geral ,
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) foi criado por meio de uma
Questão: 17163
Banca: Makiyama Prova: Analista de Compras Ano: 2014
Considerando o previsto pela lei 8666/93, a respeito das sanções administrativas no âmbito da licitação e do contrato administrativo, pode-se afirmar que: