Questões da Prova de Analista Ministerial - Área Processual

Questão: 62147
Banca: CESPE Prova: Analista Ministerial - Área Processual Ano: 2012
Disciplina: Assunto:
A sentença que concede o perdão judicial e a aceitação do perdão do ofendido, nos crimes de ação penal privada, constituem causas extintivas da punibilidade.

Questão: 27787
Banca: CESPE Prova: Analista Ministerial - Área Processual Ano: 2012
A revogação não pode atingir os meros atos administrativos, tais como as certidões e os atestados.

Questão: 401929
Banca: FGV Prova: Analista Ministerial - Área Processual Ano: 2016
Disciplina: Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015 Assunto: Geral ,
De acordo com a disciplina processual vigente, a hipótese que NÃO dá azo à suspensão do feito é: 
Questão: 90216
Banca: CESPE Prova: Analista Ministerial - Área Processual Ano: 2012
Disciplina: Direito Processual Penal Assunto: Fixação de Pena ,
Márcio, guarda municipal, submeteu pessoa que estava sob sua custódia a vexame não autorizado em lei. É correto afirmar sobre a conduta de Márcio:




















Questão: 27793
Banca: CESPE Prova: Analista Ministerial - Área Processual Ano: 2012
Disciplina: Direito Administrativo Assunto: Bens Públicos , Aquisição e alienação dos bens públicos ,
Acerca dos bens públicos, julgue o item seguinte.

A alienação ou cessão de terras públicas, inclusive para fins de reforma agrária, submete-se à prévia aprovação do Congresso Nacional.

Questão: 468266
Banca: FGV Prova: Analista Ministerial - Área Processual Ano: 2016
Disciplina: Raciocínio Lógico Assunto: Probabilidade ,

A figura abaixo mostra uma mesa retangular com 5 cadeiras representadas pelos quadradinhos pretos. 

                                          

Um casal com seus três filhos ocuparão esses cinco lugares e o lugar de cada um será decidido por sorteio. A probabilidade de que o casal fique junto, ou seja, um ao lado do outro em uma das laterais da mesa é: 

Questão: 401924
Banca: FGV Prova: Analista Ministerial - Área Processual Ano: 2016
Disciplina: Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Assunto: Recursos ,
Conselho Tutelar é o órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Nesse contexto, de acordo com a Lei nº 8.069/90, o Conselho Tutelar:
Questão: 403264
Banca: FGV Prova: Analista Ministerial - Área Processual Ano: 2016
Disciplina: Português Assunto: Geral ,
A estruturação do texto 1 é feita do seguinte modo:

Texto 1 – Problemas Sociais Urbanos


                    Brasil escola


      Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes.

      Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários. Incluem-se a isso as precárias condições de transporte público e a péssima infraestrutura dessas zonas segregadas, que às vezes não contam com saneamento básico ou asfalto e apresentam elevados índices de violência.

      A especulação imobiliária também acentua um problema cada vez maior no espaço das grandes, médias e até pequenas cidades: a questão dos lotes vagos. Esse problema acontece por dois principais motivos: 1) falta de poder aquisitivo da população que possui terrenos, mas que não possui condições de construir neles e 2) a espera pela valorização dos lotes para que esses se tornem mais caros para uma venda posterior. Esses lotes vagos geralmente apresentam problemas como o acúmulo de lixo, mato alto, e acabam tornando-se focos de doenças, como a dengue.


PENA, Rodolfo F. Alves. “Problemas socioambientais urbanos”; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/brasil/problemas-ambientais-sociais-decorrentes-urbanização.htm. Acesso em 14 de abril de 2016. 

Questão: 62145
Banca: CESPE Prova: Analista Ministerial - Área Processual Ano: 2012
Disciplina: Direito Penal Assunto: Concurso de crimes ,
O roubo perpetrado com violação de patrimônios de diferentes vítimas da mesma família, em um único evento delituoso, configura concurso formal de crimes.

Questão: 86803
Banca: FGV Prova: Analista Ministerial - Área Processual Ano: 2016
Disciplina: Direito Processual Penal Assunto: Recursos Criminais ,
Caio foi denunciado pela prática de homicídio qualificado. Julgado em Plenário, foi o réu absolvido. Inconformado, o Ministério Público apresenta recurso de apelação, com base no artigo 593, III, d, Código de Processo Penal, considerando que a decisão dos jurados foi manifestamente contrária à prova dos autos. O Tribunal dá provimento ao recurso de apelação e novo julgamento é realizado. Dessa vez, o Conselho de Sentença condena Caio pela prática de homicídio simples. Tanto a defesa quanto o Ministério Público apresentam novos recursos, ambos novamente fundamentando que a decisão dos jurados foi contrária à prova dos autos: a defesa entende que não tem prova para condenação, e a acusação, que o crime foi qualificado. Nesse caso, é correto afirmar que: