Questões da Prova de Assistente social

Questão: 568024
Banca: FUNRIO Prova: Assistente social Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção, e emergencialmente quando for o caso. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deverá, entre outras providências:
Questão: 358862
Banca: IVIN Prova: Assistente social Ano: 2010
Disciplina: Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de Outubro de 2003) Assunto: Dos Direitos Fundamentais , Do Direito à Saúde ,
O Estatuto do Idoso no Capítulo IV, que trata do Direito à Saúde, estabelece o seguinte parágrafo:
No Brasil, quando se afirma a hegemonia do capital agrário, emerge, sob novas formas, a questão social, assim como as respostas do Estado aos conflitos e problemas sociais.

Questão: 270728
Banca: IF-SE Prova: Assistente social Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,
Do que trata o artigo 26-A, inserido na Lei de Diretrizes e Bases- LDB nº. 9.394, através da lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003 e alterado pela redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008:
Questão: 338387
Banca: FCC Prova: Assistente social Ano: 2011
Disciplina: Legislação Federal Assunto: Geral ,
No que tange à acessibilidade de pessoa portadora de deficiência, é de responsabilidade dos órgãos e da administração pública
A Norma Operacional Básica da Assistência Social, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social em 15 de julho de 2005, estabelece eixos estruturantes da gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Qual das alternativas abaixo NÃO integra o conjunto de eixos estruturantes?
Questão: 333596
Banca: CESPE Prova: Assistente social Ano: 2009
Disciplina: Serviço Social Assunto: Geral ,
A violência institucional praticada contra adolescente autor de infração que cumpre medida de internação é de responsabilidade do Estado; a ele cabe zelar pela integridade física e mental dos internos.
Mesmo após 19 anos de instituição do ECA, várias formas de
violência são praticadas contra crianças e adolescentes no país.
De acordo com diversos estudos, existem algumas tipologias de
violência praticadas contra crianças e adolescentes. Julgue os
itens que se seguem acerca desse tema.








Questão: 521714
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Prova: Assistente social Ano: 2017
Disciplina: Assunto:
De acordo com o texto, é uma característica da SPI:
A síndrome das pernas inquietas
A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.
FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
Questão: 520111
Banca: COPESE - UFJF Prova: Assistente social Ano: 2017
Disciplina: Assunto:
O texto de Rui Barbosa foi construído sob o recurso retórico da comparação entre conceitos que, no universo considerado, se opõem. As sequências a seguir atestam essa observação, EXCETO:  
Texto 2
Política e Politicalha
Rui Barbosa
A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia; cria, apura, eleva o merecimento.
Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.
Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.
In: ROSSIGNOLI, Walter. Português: teoria e prática. São Paulo, Ed. Ática. 2004. p.19.  
Questão: 568459
Banca: IADES Prova: Assistente social Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
Uma assistente social foi transferida de um centro de saúde para uma unidade de pronto atendimento. Inicialmente, essa profissional não conseguiu perceber a importância do seu trabalho para a instituição. Com o tempo, verificou alternativas para contribuir com o atendimento da população usuária.
Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa que corresponde a uma atribuição do(a) assistente social em conformidade com os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde.