Questões da Prova de Bibliotecário Documentalista

Questão: 356672
Banca: IF-RS Prova: Bibliotecário Documentalista Ano: 2016
Disciplina: Princípios, Normas e Atribuições Institucionais Assunto: Universidades e Instituições de Ensino Superior ,
2. Com base na Organização Didática do IFRS, é possível afirmar que:
Questão: 255772
Banca: CESPE Prova: Bibliotecário Documentalista Ano: 2010
Os objetivos de uma biblioteca provêm, sobretudo, de suas relações externas. Por outro lado, as medidas administrativas necessárias à realização dos objetivos dependem das relações internas à própria biblioteca e de sua relação com a entidade que a mantém.

Questão: 255820
Banca: CESPE Prova: Bibliotecário Documentalista Ano: 2010
A respeito das bibliotecas digitais e outros serviços de informação em ambiente digital, julgue os itens subsequentes.Uma biblioteca digital pode ser constituída de diferentes tipos de suportes de informação acerca dos mais variados assuntos; nas bibliotecas convencionais, por outro lado, é comum a organização desses variados suportes informacionais em setores distribuídos no organograma da instituição.

Questão: 255817
Banca: CESPE Prova: Bibliotecário Documentalista Ano: 2010
Disciplina: Biblioteconomia Assunto: Internet , Tecnologia de Informação para Bibliotecas ,
A Biblioteca 2.0 pode ser entendida como a aplicação de interação, colaboração e tecnologias multimídia embasadas na Web para serviços e coleções de bibliotecas embasadas na Web.

Questão: 255816
Banca: CESPE Prova: Bibliotecário Documentalista Ano: 2010
Disciplina: Biblioteconomia Assunto: Fontes de informação , Internet ,
Fontes secundárias de informação, como dicionários e enciclopédias, de maneira semelhante às fontes de informação primárias, adaptaram-se rapidamente ao ambiente digital da Internet e abandonaram a publicação em formato impresso.

Questão: 186406
Banca: CEFET-BA Prova: Bibliotecário Documentalista Ano: 2010
Disciplina: Atualidades Assunto: Geral ,
A respeito da censura política na internet, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Todos os países de regime autoritário controlam o acesso de seus cidadãos à internet com o propósito de preservar sua cultura.
( ) A censura política pela internet passou a ser adotada pelo MERCOSUL, após a entrada da Venezuela, país de regime autoritário, nesse bloco.
( ) A restrição à internet visa, dentre outros fatores, bloquear o acesso a informações referentes aos direitos humanos, como é o caso da China.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
Questão: 255785
Banca: CESPE Prova: Bibliotecário Documentalista Ano: 2010
A informação científica é produto e insumo das atividades científicas e, como tal, apresenta características próprias a essas atividades. Acerca desse tipo de informação, julgue os itens subsequentes.Os métodos de apresentação e tratamento da informação científica são influenciados pela memória coletiva, constituída a partir das práticas oriundas da história e das normas sociais de determinada comunidade científica.

Questão: 255783
Banca: CESPE Prova: Bibliotecário Documentalista Ano: 2010
Disciplina: Biblioteconomia Assunto: Estudos de usuários ,
A realização de experimentos como técnica de estudo de comunidade pressupõe a definição de variáveis que devem ser controladas em ambientes reais nos quais os usuários atuam.

Questão: 255140
Banca: CESPE Prova: Bibliotecário Documentalista Ano: 2011
Com relação à catalogação de recursos de informação, de acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), julgue os itens a seguir.

Se o título e o subtítulo de uma série forem encontrados somente na contracapa do livro, a transcrição desses elementos deve ser feita entre colchetes, por não constarem na fonte principal de informação para essa área, indicada no AACR2 como a folha de rosto.








Questão: 255836
Banca: CESPE Prova: Bibliotecário Documentalista Ano: 2010
Disciplina: Biblioteconomia Assunto: Avaliação de Serviços de Informação ,
Comportamento informacional significa a totalidade do comportamento humano em relação a fontes e canais de informação, incluindo a busca passiva e ativa da informação e o seu uso.
No que concerne aos estudos de usuários e ao comportamento
informacional, julgue os próximos itens.