Questões da Prova de Especialista em Regulação - Qualquer Área de Formação

Questão: 390028
Banca: CESPE Prova: Especialista em Regulação - Qualquer Área de Formação Ano: 2014
Disciplina: Não definido Assunto: Geral ,
Com relação ao comércio exterior, julgue o  item  a seguir.

A imposição de tarifa de importação ao produto produzido no exterior ocasiona elevação do excedente do consumidor desse produto no país.








Questão: 394074
Banca: CESPE Prova: Especialista em Regulação - Qualquer Área de Formação Ano: 2014
Disciplina: Direito Econômico Assunto: Geral ,
Com relação à defesa da concorrência, julgue o  item a seguir.

A expedição pela ANTAQ de normas disciplinadoras do mercado aquaviário faz aumentar, invariavelmente, os custos de transação para os agentes desse mercado.








Questão: 394080
Banca: CESPE Prova: Especialista em Regulação - Qualquer Área de Formação Ano: 2014
Disciplina: Direito Econômico Assunto: Geral ,
Ainda no que se refere à defesa da concorrência, julgue o  item  subsequente.

A empresa que pratica atos com vistas à dominação de mercado relevante de transporte aquaviário comete infração contra a ordem econômica, independentemente de esses atos serem parte de um processo natural fundado na maior eficiência alcançada pela empresa em relação a seus concorrentes.








Questão: 354998
Banca: CESPE Prova: Especialista em Regulação - Qualquer Área de Formação Ano: 2014
Disciplina: Meio Ambiente Assunto: Geral ,
Acerca do licenciamento ambiental e da avaliação de impactos ambientais, julgue o  item  seguinte, com base nas normas vigentes em âmbito nacional.

A licença ambiental é exigida em face de estabelecimentos potencial ou efetivamente poluidores ou causadores de degradação ambiental, enquanto a autorização ambiental é exigida em face de quaisquer atividades que somente utilizam recursos naturais








Questão: 400435
Banca: CESPE Prova: Especialista em Regulação - Qualquer Área de Formação Ano: 2014
Disciplina: Operações Portuárias Assunto: Geral ,
Julgue o  próximo  item, no que concerne a contratos de transporte marítimos internacionais.

Nos contratos internacionais de compra e venda de mercadorias, é obrigatória a observância das incoterms rules, que têm abrangência ampla e regulamentam todos os extremos do contrato de compra e venda, particularmente no que tange à transmissão de custos e riscos.








Questão: 400419
Banca: CESPE Prova: Especialista em Regulação - Qualquer Área de Formação Ano: 2014
Disciplina: Operações Portuárias Assunto: Geral ,
     Em um terminal fluvial estão estocados 36.000 t de soja em grãos que devem ser levadas a determinado porto marítimo. Há duas alternativas logísticas para o transporte da soja: rota 1, realizada por via rodoviária direta com distância de 1.000 km; rota 2, realizada primeiramente por hidrovia até outro terminal multimodal a 750 km de distância e completada por viagem de mais 300 km em rodovia até o porto marítimo. Na rota 1, um caminhão precisa de 4 dias para chegar com a carga ao porto final e retornar vazio à origem, já contabilizados nesse período os tempos de carregamento/descarregamento nos terminais. Na rota 2, são necessários 12 dias até o terminal multimodal e 2 dias para ir desse ponto ao porto marítimo, já contado o tempo de retorno à origem e computados os tempos de transbordo e carregamento/descarregamento. A frota rodoviária para uso nas duas rotas é de 45 caminhões, cada um com capacidade de carregamento de 40 t. A frota fluvial, por sua vez, compõe-se de 3 chatas com capacidade de carga de 6.000 t cada.

Com base na situação hipotética apresentada e considerando que o tempo gasto tanto pelos caminhões quanto pelas chatas no trajeto de ida é igual ao tempo gasto no deslocamento de volta e que o transbordo é executado diretamente das chatas para os caminhões, julgue o  item  a seguir.

Se for feita opção pela rota 1, o tempo gasto pela frota de caminhões para entregar toda a soja diretamente ao porto marítimo incluindo os dias de retorno dos caminhões vazios na última viagem será de 80 dias.








Questão: 390029
Banca: CESPE Prova: Especialista em Regulação - Qualquer Área de Formação Ano: 2014
Disciplina: Não definido Assunto: Geral ,
     Uma embarcação brasileira, não integrante da Marinha de Guerra, explodiu, em decorrência de força maior, em terminal portuário, o que resultou em perda total da mercadoria transportada e em vazamento de óleo combustível. A empresa brasileira operadora do transporte multimodal comunicou o incidente ao órgão ambiental competente e à capitania dos portos.

Com base nessa situação hipotética, julgue o  próximo  item.

Considere que o terminal portuário esteja localizado fora da área do porto organizado. Nessa situação, a exploração desse terminal deve ser realizada mediante autorização do poder concedente.








Questão: 400432
Banca: CESPE Prova: Especialista em Regulação - Qualquer Área de Formação Ano: 2014
Disciplina: Operações Portuárias Assunto: Geral ,
Julgue o item  a seguir, no que se refere a tipos de navegação, nacionalidade das embarcações e contratos de afretamento.

A navegação de cabotagem e de apoio portuário e marítimo está restrita às empresas brasileiras de navegação, sendo admitido o afretamento de embarcações estrangeiras por tempo ou viagem, sujeito à prévia autorização; a casco nu, com suspensão de bandeira, independentemente de autorização, em proporção à tonelagem de porte bruto da frota própria da empresa ou das embarcações em construção em estaleiro nacional.








Questão: 394079
Banca: CESPE Prova: Especialista em Regulação - Qualquer Área de Formação Ano: 2014
Disciplina: Direito Econômico Assunto: Geral ,
Ainda no que se refere à defesa da concorrência, julgue o  item  subsequente.

Nos julgamentos de atos de concentração e de infrações à ordem econômica no setor de transporte aquaviário promovidos pelo CADE, a ANTAQ tem direito a voz e a voto.








Questão: 390026
Banca: CESPE Prova: Especialista em Regulação - Qualquer Área de Formação Ano: 2014
Disciplina: Não definido Assunto: Geral ,
No que diz respeito às estruturas de mercado, à dinâmica de determinação de preços e lucros e à competitividade e estratégia empresarial, julgue o   item  que se segue.

A formação de redes de empresas pode ser explicada pelo aspecto econômico, que tem como referência a busca de maior competitividade por meio da centralização de recursos produtivos, minimização de custos, proteção contra a incerteza e aglomeração de competências.