Questões da Prova de Fisioterapeuta

Questão: 581145
Banca: CESGRANRIO Prova: Fisioterapeuta Ano: 2016
Disciplina: Assunto:

A posição prona é largamente utilizada nas unidades de terapia intensiva neonatais e tem diversos efeitos sobre os recém-nascidos internados.

Quais as possíveis repercussões do uso da posição prona para o recém-nascido apresentado na situação -problema?

Leia atentamente a situação-problema abaixo e, com base no exposto, responda à questão.

AVS, sexo masculino, nascido com 25 semanas de idade gestacional há 4 dias. Evoluiu com a síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido, necessitando de 3 doses de surfactante pulmonar exógeno. No momento, ventila mecanicamente, em modo SIMV+PSV, FiO2 de 60%, bem adaptado ao ventilador mecânico. Estável hemodinamicamente, sem sedação. Síntese do exame físico: Recém-nascido corado, hidratado, anictérico, ativo e reativo ao manuseio. FR = 50 irpm; FC = 142 bpm; Temperatura corporal de 36,8º C; SaO2 = 89% e Escala NIPS= 2 (sem dor no momento do exame). À inspeção, apresenta extensão corporal, com abdução e rotação externa da articulação coxo-femoral, hipotonia global, ombros e esterno elevados com aumento do diâmetro látero-lateral e ântero-posterior do tórax. Ausculta pulmonar com murmúrio vesicular audível, com estertores crepitantes difusos e secreção em média quantidade. Tratamento fisioterapêutico instituído: 1. Cinesioterapia respiratória e motora global; 2. Técnica de expiração lenta prolongada; 3. Aspiração do tubo orotraqueal e das vias aéreas superiores e; 4. Posicionamento terapêutico na posição prona (com uso de coxins e rolos), durante a primeira hora subsequente ao atendimento.

Questão: 581146
Banca: CESGRANRIO Prova: Fisioterapeuta Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
A ausculta pulmonar é um procedimento semiológico essencial para a avaliação e definição de metas, objetivos e técnicas a serem usadas durante o tratamento fisioterapêutico. A situação-problema descrita menciona a presença de estertores crepitantes difusos à ausculta pulmonar. Qual a possível explicação para a presença de tais ruídos adventícios no recém-nascido em questão e qual conduta deve ser escolhida com o objetivo de resolver e/ou minimizar as causas de tais ruídos?
Questão: 415450
Banca: PR-4 Concursos Prova: Fisioterapeuta Ano: 2014
Disciplina: Português Assunto: Geral ,
imagem-002.jpg

Leia o texto a seguir e responda a questão:

    Greve na UFRJ reúne 16 mil alunos de todas as Faculdades

    Reuniões

    “As Faculdades da Praia Vermelha realizaram ontem (1) a tarde assembléias para discutir (2) a política educacional do Governo, sob (3) a vigilância de um choque da PM e de diversos agentes do DOPS, sem se registrarem incidentes.(...) Os presidentes das extintas UNE e UME, Vladimir Palmeira e Luís Travassos, percorreram ontem durante o dia diversas faculdades e realizaram assembléias para permitir maior participação dos estudantes na greve. (...)".

    “O Secretário de Segurança, General França de Oliveira, afirmou ontem que não permitirá (4) a concentração programada pelos universitários para o dia 11, no pátio do MEC, 'porque é ilegal, e os que insistirem em realizá-la serão presos e processados dentro da Lei de Segurança Nacional'. Segundo o General França de Oliveira, '(5) a concentração está sendo organizada por estudantes comunistas, da linha chinesa, e, portanto, é subversiva' ".

Jornal do Brasil, 06 de junho de 1968.

O texto dado é uma transcrição adaptada da matéria publicada na edição do Jornal do Brasil de 06 de junho de 1968, conforme o fac-símile reproduzido. Dentre as alternativas adiante, assinale aquela que apresenta a sequência correta quanto ao emprego do sinal indicativo da crase.
Questão: 415452
Banca: PR-4 Concursos Prova: Fisioterapeuta Ano: 2014
Disciplina: Português Assunto: Geral ,
    Sobre o trecho (1), sublinhado no último parágrafo do texto, marque, dentre as alternativas adiante, aquela que apresenta a redação mais adequada no que se refere aos princípios, mecanismos e estruturas da coesão e coerência textuais.

O texto adiante relaciona trechos de matéria publicada em 14 de abril de 2014 no Portal Brasil, página eletrônica de comunicação do governo federal, e apresenta diversos defeitos e incorreções. Leia-o, atentamente, e responda à questão proposta. 

    “Nove a cada dez jovens acreditam que é possível mudar o mundo”

    “Segundo o Censo 2010, último censo do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), os jovens ocupam, hoje, um quarto da população do País. (...) Um levantamento feito entre abril e maio de 2013, pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) da Secretaria Geral da Presidência da República, para analisar o perfil dos jovens brasileiros, detalha um pouco mais essa porcentagem. (...).

    Entre os assuntos que os jovens consideram mais importantes para serem discutidos pela sociedade estão a desigualdade social e pobreza, para 40%, e drogas e violência, para 38% dos jovens que participaram da pesquisa da Secretaria Nacional da Juventude. Em seguida vêm política (33%), cidadania e direitos humanos (32%), educação e futuro profissional (25%), racismo (25%) e meio-ambiente e desenvolvimento sustentável (24%). E por fim, o que os jovens avaliam como mais positivo no Brasil é, em primeiro lugar, a possibilidade de estudar (63%) e em segundo lugar, a liberdade de expressão. Apenas 4% dos jovens declaram que não há nada de positivo no País.

    Podendo aí se subentender uma característica de sonhador e batalhador do jovem brasileiro, (1) o estudo da SNJ mostra também que é muito clara para eles a percepção sobre a capacidade da juventude de mudar o mundo. Cerca de nove em cada dez dos entrevistados responderam que os jovens podem mudar o mundo, sendo que para 7, eles podem mudá-lo e muito.”

Fonte: Portal Brasil, com informações do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística, da Secretaria Nacional da Juventude e do Ministério do Trabalho e Emprego

Questão: 581276
Banca: INSTITUTO AOCP Prova: Fisioterapeuta Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
Paciente feminina, 79 anos, é diagnosticada com osteoartrose em estágio avançado, com acometimento principalmente de joelhos. Assinale a alternativa correta referente à melhor conduta fisioterapêutica para a paciente citada.
Questão: 267098
Banca: PR-4 Concursos Prova: Fisioterapeuta Ano: 2014
Disciplina: Fisioterapia Assunto: Geral ,
A atuação do fisioterapeuta na atenção primária torna-se a cada dia mais importante. O profissional deve integrar o NASF e participar do trabalho em equipe na estratégia de saúde da família, para atuar em :
Questão: 267393
Banca: INSTITUTO AOCP Prova: Fisioterapeuta Ano: 2014
Disciplina: Fisioterapia Assunto: Geral ,
Sobre a Doença de Alzheimer,assinale a alternativa INCORRETA.
Questão: 267467
Banca: INSTITUTO AOCP Prova: Fisioterapeuta Ano: 2014
Disciplina: Fisioterapia Assunto: Geral ,
O fuxo retrógrado das artérias para os ventrículos é impedido pelas(s)
Questão: 267378
Banca: INSTITUTO AOCP Prova: Fisioterapeuta Ano: 2014
Disciplina: Fisioterapia Assunto: Geral ,
Paresia no músculo deltoide e redondo menor, além de alteração de sensibilidade na face lateral e superior do braço, são características de lesão do nervo
Questão: 581241
Banca: INSTITUTO AOCP Prova: Fisioterapeuta Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
Paciente, sexo masculino, 55 anos, sofreu queda com trauma em membro superior esquerdo, gerando como consequência uma lesão do nervo mediano. Assinale a alternativa correta referente ao caso clínico.