Questões da Prova de Juiz do trabalho

Questão: 96951
Banca: CESPE Prova: Juiz do trabalho Ano: 2010
Disciplina: Direito do Trabalho Assunto: Direito Coletivo do Trabalho , Convenções Coletivas ,
Com relação a negociação coletiva, cláusulas e incorporação das cláusulas nos contratos de emprego, assinale a opção correta.
Questão: 285353
Banca: TRT 8R Prova: Juiz do trabalho Ano: 2013
Disciplina: Direito Internacional Público Assunto: Sujeitos de Direito Internacional Público: Estados , Mercosul ,
Assinale a alternativa CORRETA:
Questão: 152031
Banca: TRT 16R Prova: Juiz do trabalho Ano: 2015
Disciplina: Direito Processual do Trabalho Assunto: Sistema recursal trabalhista ,
Considerando a legislação em vigor e a jurisprudência dominante do TST, analise as seguintes afirmações e marque a alternativa CORRETA:
I. O prazo para recurso da parte que intimada não comparecer à audiência em prosseguimento para a prolação da sentença conta-se de sua publicação.
II. Nos dissídios individuais o depósito recursal pode ser efetivado em qualquer Banco público ou privado, haja vista a inexistência de regra legal específica sobre esse procedimento. Em qualquer caso, o valor do depósito recursal corresponderá ao total da condenação imposta pela sentença de primeiro grau.
III. No Processo do Trabalho, os recursos são interpostos por simples petição e têm efeito devolutivo e suspensivo, salvo expressa previsão em contrário. Quando a lei atribuir efeito apenas devolutivo ao recurso, será permitida a execução provisória até a penhora.
IV. O recolhimento do valor da multa imposta por litigância de má-fé, nos termos do art. 18 do CPC, é pressuposto objetivo para interposição dos recursos de natureza trabalhista, haja vista o disposto no art. 35 do CPC, aplicável subsidiariamente ao processo do trabalho.
V. Na Justiça do Trabalho as decisões interlocutórias, como regra geral, não ensejam recurso imediato. Uma das hipóteses ressalvadas é a decisão que acolhe exceção de incompetência territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juízo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, § 2º, da CLT.
À luz da legislação pertinente e da jurisprudência consolidada do TST, marque a alternativa incorreta:
Questão: 75499
Banca: TRT 8R Prova: Juiz do trabalho Ano: 2009
Disciplina: Direito Processual Civil - CPC 1973 Assunto: Sujeitos da relação processual , Do Juiz ,
Com relação aos poderes, deveres e responsabilidades do juiz, assinale a alternativa correta:
Questão: 338268
Banca: FCC Prova: Juiz do trabalho Ano: 2012
Disciplina: Legislação Federal Assunto: Ação civil pública ,
O inquérito civil público para apuração de danos causados a interesse difuso e coletivo
Questão: 154460
Banca: TRT 15R Prova: Juiz do trabalho Ano: 2011
Assinale a alternativa incorreta:

Questão: 75500
Banca: TRT 8R Prova: Juiz do trabalho Ano: 2009
Assinale a alternativa incorreta:
Questão: 96370
Banca: TRT 16R Prova: Juiz do trabalho Ano: 2011
01. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I - O modelo justrabalhista brasileiro é o estatal-subordinado de gestão trabalhista, que reproduziu as experiências democráticas européias do pós- guerra, especialmente o modelo italiano. Sua base principiológica se apóia no tripé da organização sindical unitária, a absorção de grandes e pequenos conflitos pelo Estado e as distintas e combinadas formas de controle das organizações e lideranças coletivas obreiras pelo Estado.

II - As fontes jurídicas trabalhistas materiais de inspiração econômica fluem da dinâmica do sistema capitalista, especialmente a concentração e centralização dos empreendimentos capitalistas, provocando maciça utilização de força de trabalho nos moldes empregatícios. Já as fontes jurídicas materiais de cunho poiítico-sociológico advém de conquistas dos movimentos sociais organizados por trabalhadores, tanto no plano das empresas e no mercado econômico, quanto nos partidos e movimentos políticos.

III - As fontes jurídicas trabalhistas formais são os mecanismos pelos quais as normas ingressam na ordem jurídica e a rigor todas derivam de um único centro de positivação, o Estado, segundo a teoria monista. Ainda segundo esta teoria, as normas coletivas oriundas de negociação coletiva entre Sindicatos e as condições previstas nos contratos de trabalho firmados entre as partes somente seriam aplicáveis quando derivadas de regras estatais positivadas e pre­ existentes, que fixem requisitos para sua validade, vigência e eficácia.

IV - São fontes formais autônomas do direito do trabalho as convenções coletivas de trabalho, os acordos coletivos de trabalho, o contrato coletivo de trabalho, o acordo homologado por sentença normativa em dissídio coletivo, usos e costumes, o laudo arbitrai, o regulamento empresarial e as cláusulas contratuais.
Questão: 95562
Banca: FCC Prova: Juiz do trabalho Ano: 2012
O empregado poderá considerar rescindido seu contrato de trabalho (art. 483, CLT) na hipótese de: