Questões da Prova de Professor - Educação Física

Questão: 374739
Banca: IDECAN Prova: Professor - Educação Física Ano: 2015
“O anúncio do 'descongelamento' das relações diplomáticas – termo técnico usado na diplomacia – entre ______________ e ______________, 53 anos depois do rompimento das relações entre os dois países, é o primeiro passo para o fim do embargo econômico, comercial e financeiro imposto desde 1962." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Questão: 270452
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Prova: Professor - Educação Física Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,
Nos termos das normas vigentes, a classificação dos alunos em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, NÃO pode ser feita
Questão: 15866
Banca: IF-SP Prova: Professor - Educação Física Ano: 2015
Sobre o que determina a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 sobre processo administrativo disciplinar, analise as afirmativas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I) Qualquer servidor poderá denunciar irregularidades no serviço público, porém, ela(s) só serão apuradas quando o denunciante é identificado. Portanto, com base nesse preceito, é possível inferir que não é possível instaurar um processo administrativo disciplinar baseado apenas em denúncias anônimas.

II) O processo disciplinar deve ser conduzido por comissão composta de três servidores efetivos, sendo um deles o presidente da comissão; o presidente da comissão deve ocupar cargo do mesmo nível ou superior ao do indiciado, ou ao menos possuir um grau de escolaridade superior ao do indiciado; a comissão é nomeada por autoridade competente; o prazo para o término da apuração não deve exceder 30 dias, contados do dia da publicação do ato administrativo que compõe a comissão, podendo ser prorrogada por igual prazo, se necessário.

III) O inquérito administrativo constitui uma fase do processo disciplinar e compreende: a) a instrução que é a coleta das provas para apurar a infração, incluindo o interrogatório do réu; b) a defesa do indiciado, assegurada a ampla defesa e o contraditório, que constitui o momento em que o servidor indiciado pode apresentar suas provas, com todos os meios e recursos admitidos em direito; c) o relatório que explicita e descreve o que consta nos autos, as provas obtidas durante o inquérito com a especificação dos fatos imputados ao servidor, sua responsabilização ou inocência; d) o julgamento que é a decisão e imposição, pela comissão, da penalidade aplicada ao servidor infrator ou sua absolvição.

IV) Ao final do inquérito, se for reconhecida a inocência do servidor, a comissão responsável, por meio de relatório final, determinará o seu arquivamento. O julgamento fora do prazo legal determinado para o término dos trabalhos também gera nulidade do processo e igualmente acarreta o arquivamento do mesmo.

V) O processo disciplinar poderá ser sempre revisto, a pedido do servidor ou de ofício, quando surgirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada. Mesmo depois de falecido o servidor, qualquer pessoa da família pode requerer a revisão do processo. Se a revisão for julgada procedente, os direitos do servidor são restabelecidos. 

Estão corretas somente as afirmativas: 
Questão: 593392
Banca: FUNCAB Prova: Professor - Educação Física Ano: 2013
Disciplina: Assunto:
O professor que atribui à Educação Física escolar o objetivo de tornar as crianças e os jovens mais ativos fisicamente tanto no presente quanto no futuro, fundamenta sua prática pedagógica na Abordagem da Educação Física escolar denominada:
Questão: 593196
Banca: IFB Prova: Professor - Educação Física Ano: 2017
Disciplina: Assunto:
Qual das opções abaixo NÃO representa uma clássica adaptação ao treinamento anaeróbico, de acordo com Foss e Keteyian (2014):
Questão: 269559
Banca: CESPE Prova: Professor - Educação Física Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,
A partir da década de 80 do século XX, em oposição à vertente pedagogicista, surgiram novas concepções pedagógicas em educação física no Brasil, como, por exemplo, a desenvolvimentista, a da psicomotricidade, a crítico- superadora e a crítico-emancipatória.
Acerca das concepções pedagógicas em educação física no Brasil,
julgue os itens subsequentes.








Questão: 593404
Banca: FUNCAB Prova: Professor - Educação Física Ano: 2013
Disciplina: Assunto:
Assinale a alternativa que apresenta uma das modificações na regra do futsal aplicadas no ano de 2013. 
Questão: 593191
Banca: IFB Prova: Professor - Educação Física Ano: 2017
Disciplina: Assunto:
Em relação às finalidades que a Educação Física deve assumir enquanto componente curricular na perspectiva adotada por Betti e Zuliani (2002), assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO:
( ) É preciso preparar o leitor/espectador para analisar criticamente as informações que recebe dos meios de comunicação sobre a cultura corporal de movimento.
( ) Deve-se instrumentalizar o aluno para uma apreciação estética e técnica, fornecer as informações políticas, históricas e sociais para que ele possa analisar criticamente a violência, o doping, os interesses políticos e econômicos no esporte espetáculo.
( ) É tarefa da Educação Física preparar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível.
( ) É preciso preparar o cidadão que vai aderir aos programas de ginástica aeróbica, musculação, natação, etc., em instituições públicas e privadas, para que possa avaliar a qualidade do que é oferecido e identificar as práticas que melhor promovam sua saúde e bem-estar.
( ) Se o aluno aprende os fundamentos técnicos e táticos de um esporte coletivo, precisa também aprender a organizar-se socialmente para praticá-lo, precisa compreender as regras como um elemento que torna o jogo possível (portanto é preciso também que aprenda a interpretar e aplicar as regras por si próprio), aprender a respeitar o adversário como um companheiro e não um inimigo, pois sem ele não há competição esportiva.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
Questão: 374735
Banca: IDECAN Prova: Professor - Educação Física Ano: 2015
Disciplina: Conhecimentos Gerais Assunto: BLOCOS ECONÔMICOS ,
“O anúncio do 'descongelamento' das relações diplomáticas – termo técnico usado na diplomacia – entre ______________ e ______________, 53 anos depois do rompimento das relações entre os dois países, é o primeiro passo para o fim do embargo econômico, comercial e financeiro imposto desde 1962." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Questão: 593221
Banca: Quadrix Prova: Professor - Educação Física Ano: 2017
Disciplina: Assunto:
A concepção de educação física e seus objetivos na escola devem ser repensados, com a correspondente transformação de sua prática pedagógica. A educação física deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas alternativas etc. Por outro lado, é preciso ter claro que a escola brasileira, mesmo que quisesse, não poderia se equiparar em estrutura e funcionamento às academias e aos clubes, mesmo porque é outra a sua função.
A educação física, enquanto componente curricular da Educação Básica, deve assumir então uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas, da dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida.
M. Betti e L. R. Zulliani. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 1, n.º 1, 2002, p. 73-81 (com adaptações).
Com base no texto, julgue o item a seguir. 
A participação do professor de educação física na elaboração do projeto político-pedagógico da escola deve preservar o desejo dos alunos de optar, em detrimento do componente curricular da educação física, por realizar práticas corporais em outros cenários sociais (clubes e academias), entendendo que estas instituições contemplam o trabalho pedagógico da educação física escolar.