Questões da Prova de Técnico do Ministério Público

Questão: 418347
Banca: FEPESE Prova: Técnico do Ministério Público Ano: 2014
Disciplina: Português Assunto: Geral ,
Considere os trechos extraídos do texto 1.

1. “Mesmo quando não compromete a capacidade de compreender e memorizar, a rapidez nos dá menos tempo para pensar no que lemos.” (primeiro parágrafo)

2. “Segundo seus fundadores, apenas 20% do nosso tempo de leitura é dedicado a decifrar palavras.” (segundo parágrafo)

Identifque abaixo as afrmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), tendo em vista a norma padrão da língua portuguesa.

( ) A reescrita seguinte não causa prejuízo gra- matical nem de sentido ao enunciado em 1 “A rapidez dá-nos menos tempo para pensarmos no que lemos, porquanto não compromete a capacidade de compreender e memorizar.
( ) Em 1, “de compreender e memorizar” tem a função sintática de complemento nominal.
( ) Em 1, o vocábulo “o” é um pronome demonstrativo e está combinado com a preposição “em”.
( ) Em 2, “seus” é um pronome possessivo e faz referência a “leitura dinâmica”.
( ) Em 2, “é dedicado” poderia ser reescrito como “são dedicados”, em concordância com o sujeito quantifcado com expressão de porcentagem.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Texto 1

Ler com pressa é pior do que não ler

   Quem acompanha a coluna já sabe minha opinião sobre a leitura dinâmica. Sou um cético. Ler mais rápido é possível, evidentemente, e não faltam manuais na internet para quem estiver disposto a tentar. Mas a velocidade tem seu preço. Mesmo quando não compromete a capacidade de compreender e memorizar, a rapidez nos dá menos tempo para pensar no que lemos. E, afinal, para que tanta pressa? Qualquer livraria de esquina tem muito mais livros do que seremos capazes de ler em toda a nossa vida.

  Os defensores da leitura dinâmica parecem não se importar, e continuam criando os métodos mais heterodoxos para acelerar seus olhos. De todos os métodos que já me apresentaram, o mais curioso é também o mais recente. No fim de fevereiro, a empresa americana Spritz anunciou uma tecnologia capaz de ensinar qualquer um a ler rápido instantaneamente, em qualquer tela de celular. Segundo seus fundadores, apenas 20% do nosso tempo de leitura é dedicado a decifrar palavras. Os outros 80% são gastos movendo os olhos em busca de uma boa posição para ler. A solução proposta para o suposto problema é simples: exibir apenas uma palavra por vez na tela, sempre na posição ideal para a leitura. As palavras se sucedem na velocidade escolhida pelo usuário. Com esse método, os criadores dizem que é possível ler e entender até 1000 palavras por minuto. Um romance curto como o primeiro Harry Potter, por exemplo, poderia ser lido em pouco mais de uma hora.

  Mesmo antes do lançamento, já há quem diga que o Spritz provocará uma revolução na leitura. Discordo. A tecnologia apenas nos tornará ainda mais apressados. Ler Harry Potter em uma hora e meia é uma péssima maneira de aproveitar o tempo. Nada contra o livro, mas tudo contra a velocidade. Um romance não foi escrito para ser absorvido num período tão curto. Não há tempo para se envolver com os personagens, imaginar cenas e tentar adivinhar o que vai acontecer a seguir. O livro se torna um borrão.

 No universo da cultura, a obsessão com a velocidade parece ser uma característica exclusiva dos leitores. Não existe cinema dinâmico, por exemplo. Cinéfilos sabem que um filme de três horas deve ser visto em três horas: nem um minuto a menos. O mesmo vale para a leitura. Ler um grande romance exige tempo. Se você não estiver disposto a gastá-lo, melhor fazer outra coisa. Programas como o Spritz só terão valor se os usarmos para ler textos pouco importantes: mensagens no celular, posts nas redes sociais, divagações semanais de colunistas. Será a revolução da leitura superficial. Se é para perder tempo com bobagens, que ao menos seja pouco. A internet está cheia de textos que merecem ser lidos a 1000 palavras por minuto. Um livro - qualquer livro - merece um destino melhor.


VENTICINQUE, Danilo.
http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/danilo-venticinque/noticia/2014/03/ bler-com-pressab-e-pior-do-que-nao-ler.html [Adaptado] Acesso em 13/03/2014.


Questão: 411359
Banca: CESPE Prova: Técnico do Ministério Público Ano: 2015
Disciplina: Português Assunto: Geral ,
A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto II, julgue o item subsequente.

Predomina no texto em apreço o tipo textual narrativo.
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Questão: 189294
Banca: FEPESE Prova: Técnico do Ministério Público Ano: 2014
Disciplina: Direito Empresarial (Comercial) Assunto: Direito da Propriedade Industrial , Bens tutelados ,
Direitos sobre marcas, patentes, direitos autorais são exemplos de:
Questão: 168395
Banca: FEPESE Prova: Técnico do Ministério Público Ano: 2014
Disciplina: Gestão de Pessoas Assunto: Motivação ,
Dentro das teorias motivacionais, o modelo de expectância e a teoria do aprendizado social, que permeiam a reflexão de que o comportamento humano é sempre orientado para resultados, têm autoria de:
Questão: 143250
Banca: FEPESE Prova: Técnico do Ministério Público Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
O modelo de departamentalização que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou a agência para quem o trabalho é feito é denominado:
Questão: 221702
Banca: FEPESE Prova: Técnico do Ministério Público Ano: 2014
Disciplina: Redação Oficial Assunto: Geral ,
Em comunicações oficiais dirigidas ao Papa utiliza-se o tratamento:
Questão: 143259
Banca: FEPESE Prova: Técnico do Ministério Público Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
Identifque abaixo as afrmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre estrutura organizacional:

( ) A estrutura de uma organização classifca-se em formal e informal, sendo que a estrutura informal é aquela que não está prevista em lei ou norma.
( ) Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante de identifcação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das organizações.
( ) A estrutura organizacional tem como premissa o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, para buscar atingir os objetivos estabelecidos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Questão: 169172
Banca: FEPESE Prova: Técnico do Ministério Público Ano: 2014
Disciplina: Gestão de Pessoas Assunto: Comunicação ,
A melhor forma de realizar uma comunicação inicial com um cliente que vem fazer uma reclamação com você é:
Questão: 16404
Banca: CESPE Prova: Técnico do Ministério Público Ano: 2015
O servidor responsável pela segurança da portaria de um órgão público desentendeu-se com a autoridade superior desse órgão. Para se vingar do servidor, a autoridade determinou que, a partir daquele dia, ele anotasse os dados completos de todas as pessoas que entrassem e saíssem do imóvel.

Com referência a essa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O ato praticado pela autoridade superior, como todos os atos da administração pública, está submetido ao princípio da moralidade, entretanto, considerações de cunho ético não são suficientes para invalidar ato que tenha sido praticado de acordo com o princípio da legalidade.








Questão: 168400
Banca: FEPESE Prova: Técnico do Ministério Público Ano: 2014
Disciplina: Gestão de Pessoas Assunto: Teoria Geral da Administração ,
No campo das estruturas organizacionais, a departamentalização pode ocorrer por critérios como:

1. Funcional.
2. Por processo.
3. Por cliente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.