Questões da Prova de Técnico em Assuntos Educacionais

Questão: 388683
Banca: IF SUL - MG Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,

Os principais idealizadores do INEP e dos Centros de Pesquisas Educacionais – respectivamente Manoel Bergström Lourenço Filho (1897-1970) e Anísio Spínola Teixeira (1900-1971) – defendiam, à época da entrada em funcionamento dessas instituições, a ideia de que a educação era um instrumento fundamental para a estabilidade social e para a própria sobrevivência da nação. Um exemplo de como a educação era identificada por Lourenço Filho, no final dos anos de 1930, e por Anísio Teixeira, nos anos de 1950, como diretamente relacionada à consolidação de um Estado moderno, autônomo e desenvolvido no Brasil pode ser tomado pela relação estabelecida por eles entre a educação e o “complexo de inferioridade” do povo brasileiro diante dos países desenvolvidos. A carência de educação escolar sistemática era entendida como a origem, e o seu oferecimento a toda a população, como a solução para tal problema.

FERREIRA, M.S. Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação [online], vol. 13, n. 38, p. 279-292, 2008. Disponível em:<https://http://www.scielo.br/scielo.php?script+sci_arttext&pid=S1413-24782008000200007&lng=pt&nrm=iso> . Acesso em: 08 maio 2016.

De acordo com o excerto acima, o INEP:

Em relação aos parâmetros curriculares nacionais (PCN) e seus princípios para a educação brasileira, julgue os itens a seguir.

Os princípios adotados pelos PCN são: dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, participação e corresponsabilidade pela vida social.









Questão: 217021
Banca: COMPERVE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,
Segundo a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos é realizada mediante a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Em relação ao ENADE, é correto afirmar:
Questão: 565312
Banca: IF-PB Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
No que diz respeito à Educação Básica e considerando o Capítulo II da LDB n° 9.394/96, que trata currículo e componentes curriculares, assinale V, para o que for Verdadeiro, ou F, para o que for Falso:
( ) O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
( ) Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
( ) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
( ) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
( ) O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
( ) O ensino religioso, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, sendo oferecido, sem ônus para os cofres públicos, de acordo com as preferências manifestadas pelos alunos ou por seus responsáveis.
A sequência CORRETA para as afirmativas acima é:
Questão: 215828
Banca: UFSM Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,
Sobre os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental é FALSO afirmar que  
Questão: 565050
Banca: FUNRIO Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
A mediação didática a partir do uso com as novas tecnologias via internet deve considerar a flexibilidade como um princípio organizativo do trabalho pedagógico, posto que 
Questão: 565486
Banca: IF-CE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
Considerando que a avaliação realizada em sala de aula pode assumir diferentes funções, assinale a alternativa correta quanto à função formativa da avaliação.
Questão: 527768
Banca: PR-4 UFRJ Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2014
Disciplina: Assunto:

O texto a seguir é a reprodução de chamada para leitura do artigo Tecnociência e Capital, de Ari Zenha (2014). Depois de lê-lo, atentamente, responda à questão proposta.

“O desenvolvimento da tecnociência, de fato, mantida dentro da lógica estrutural do capital, acarreta, devido à sua perversidade e destrutividade, (...) uma perspectiva extremamente perturbadora e também desintegradora para a humanidade.”

Quanto ao correto emprego do sinal indicativo da crase no termo sublinhado em destaque no texto, é certo afirmar que: 

Questão: 219178
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2012
Disciplina: Administração de Recursos Materiais Assunto: Transporte e distribuição ,
Para fins de transporte, a peação de cargas deve ser realizada por meio de caibros, cunhas de madeira ou escoras de aço.

Julgue os itens a seguir, relativos à administração de recursos
materiais.








Questão: 219764
Banca: UFMT Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2014
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado no contexto das atuais políticas educacionais, foi regulamentado pelo Decreto N.º 5.800/2006. Em relação aos objetivos da UAB, considere:

I - Desenvolver cursos de graduação e de pós-graduação, lato e stricto sensu, na modalidade presencial e a distância. 

II - Oferecer, exclusivamente, cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada como forma de responder ao problema da escassez de professores da educação básica. 

III - Oferecer cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 

IV - Ampliar o acesso à educação superior pública, reduzindo as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do País.

São objetivos da UAB: