Questões da Prova de Técnico em Química

Questão: 292754
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Prova: Técnico em Química Ano: 2014
Disciplina: Química Assunto: Geral ,
Nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s), o tratamento utilizado é o convencional, que é comumente aplicado ao tratamento de águas de captações superficiais, geralmente turvas e/ou coloridas.

Um técnico deseja melhorar a qualidade da cor maior da água que, ao fim do seu tratamento, estava abaixo dos limites aceitáveis.

Nessas condições, é CORRETO afirmar que a etapa que ocorreu irregularidade no tratamento da água foi a
Questão: 415437
Banca: PR-4 Concursos Prova: Técnico em Química Ano: 2014
Disciplina: Português Assunto: Geral ,
O conectivo que pode ser utilizado entre as frases do subtítulo, reforçando a ideia pretendida, segundo o ponto de vista do texto, é:
imagem-001.jpg
Questão: 292589
Banca: PR-4 Concursos Prova: Técnico em Química Ano: 2014
Disciplina: Química Assunto: Geral ,
O esquema a seguir mostra um sistema de titulação. Levando-se em consideração essa montagem, um técnico em química quer fazer uma titulação ácido-base utilizando-se H 2SO4 e NaOH para determinar a concentração do ácido. Nesse contexto, assinale a alternativa correta:

imagem-013.jpg
Questão: 455323
Banca: PR-4 UFRJ Prova: Técnico em Química Ano: 2014
No Sistema Operacional Linux, o comando ls é utilizado para:
Questão: 292768
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Prova: Técnico em Química Ano: 2014
Disciplina: Química Assunto: Geral ,
Em uma titulação de 20mL de uma solução de NH3 0,1 mol/L por uma solução de HCl 0,1 mol/L, gastou-se 10mL do titulante.

A partir dessas informações é CORRETO afirmar que o pH do meio em que ocorreu a reação de neutralização é igual a

Dados: Kb = 1,8 x 10-5 ; log2 = 0,3; log3 = 0,5
Questão: 292606
Banca: PR-4 Concursos Prova: Técnico em Química Ano: 2014
Disciplina: Química Assunto: Química Orgânica ,
O aspartame é um adoçante utilizado por diabéticos que tem um grande poder de adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose) e apresenta a fórmula molecular C 14H18N2O5 . Na sua estrutura química mostrada a seguir, pode-se citar os seguintes grupos funcionais presentes:

imagem-020.jpg
Questão: 292745
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Prova: Técnico em Química Ano: 2014
Disciplina: Química Assunto: Geral ,
A realização de análises físico-químicas, durante as várias etapas do tratamento da água, possibilita o acompanhamento da eficiência do tratamento e determina a necessidade, ou não, da implementação de medidas preventivas e/ou corretivas.

Para cada etapa de tratamento da água, diferentes análises são realizadas. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação entre a etapa de tratamento da água e alguns tipos de análise da água realizada.

COLUNA I

1. Cor, pH e alcalinidade.

2. Alcalinidade, pH, turbidez e alumínio.

3. Temperatura, odor e oxigênio dissolvido.

COLUNA II

( ) Água coagulada.

( ) Água decantada.

( ) Água bruta.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Questão: 455322
Banca: PR-4 UFRJ Prova: Técnico em Química Ano: 2014
No tocante à utilização de comandos para organização e manipulação de arquivos e diretórios no sistema operacional Linux, o comando responsável pela atribuição de permissões de arquivos é o:
Questão: 18141
Banca: PR-4 Concursos Prova: Técnico em Química Ano: 2014
Disciplina: Direito Administrativo Assunto: Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 , Responsabilidades do servidor ,
Das proibições a que está submetido o servidor, elencadas nas alternativas a seguir, marque aquela que está relacionada com eventuais tentativas de partidarização da administração pública. Ao servidor é proibido:
Questão: 524000
Banca: FCC Prova: Técnico em Química Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
De acordo com o texto, a biorremediação é um processo de 
Fungo da Amazônia se alimenta de plástico
   O plástico é um dos principais poluentes no nosso planeta. Embora haja muitos programas para conscientização do seu uso e da sua reutilização, a produção de diferentes tipos plásticos para atender ao consumo da população mundial aumentou muito na última década (aproximadamente 300 milhões de toneladas desde 2006) e possivelmente continuará aumentando nas próximas. O resultado de produzir algo tão difícil de ser reciclado é a grande quantidade de resíduos depositada não só nos lixões ou aterros sanitários, mas nos rios, lagos, mares e florestas.
    Uma saída para esse tipo de poluição é a biorremediação, processo tecnológico que utiliza organismos vivos para remover ou reduzir resíduos poluentes ou tóxicos no ambiente. Os fungos, juntamente com bactérias e outros micro-organismos, são ótimos modelos para estudos sobre biorremediação, pois produzem um grande número de enzimas capazes de decompor quase tudo ao seu redor.
   Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yale, nos EUA, vem testando diferentes espécies de fungos com potencial de decomposição de diferentes tipos de plástico. Uma das espécies testadas sobreviveu se alimentando exclusivamente do plástico. Essa espécie de fungo, encontrada em árvores da Amazônia Equatoriana, produz uma enzima capaz de degradar o poliuretano, tipo de plástico até então considerado não biodegradável. O resultado é incrível, na medida em que nos dá esperanças reais de biorremediação desse tipo de poluição.
(Adaptado de: DRECHSLER-SANTOS, Elisandro Ricardo. Disponível em: https://cientistasdescobriramque.wordpress.com/2016/05/10/ fungo-da-amazonia-se-alimenta-de-plastico