Q212188 - Questão de A Educação Especial como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino:

B anca: Prefeitura de Fortaleza - CE Prova: Auxiliar de Ensino - Educação Infantil Ano: 2016
A Educação Especial como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino: 
OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q212188 - De acordo com as ideias de Sacristán (2000), uma escola para a justiça social poderia ser pensada como a escola que provê: Q212188 - O tempo é uma variável importante para a configuração das propostas metodológicas. Para exemplificar, podemos considerar que a partir do 6º ano de escolaridade, quando as aulas se organizam por áreas com professores específicos e tempo estabelecido, seria oportuno organizar aulas duplas. Sob o ponto de vista metodológico, podemos supor que aulas curtas tendem a apresentar a seguinte configuração: Q212188 - Nas experiências de Educação Integral conhecidas, podemos perceber que as concepções que orientam as ações e espaços são muito variadas em relação aos objetivos, à organização, ao tipo de atividade proposta, assim como às próprias denominações contraturno, turno inverso, turno contrário, ampliação de jornada, turno complementar, atividades extras, entre outros. (...) A ampliação da jornada, na perspectiva da Educação Integral, auxilia as instituições educacionais a repensar suas práticas e procedimentos, a construir novas organizações curriculares voltadas para concepções de aprendizagens como um conjunto de práticas e significados multirreferenciados, inter-relacionais e contextualizados, nos quais a ação educativa tenha como meta tentar compreender e modificar situações concretas do mundo. BRASIL/MEC. Educação integral: texto referência para o debate nacional, 2009, p. 35-36. Com base nessa argumentação, é possível dizer que a Educação Integral I. tem por objetivo, prioritariamente, dar conta dos problemas enfrentados por professores no tocante ao baixo desempenho de alunos. II. pressupõe uma nova organização do currículo escolar, em que disciplinas escolares possam ter mais tempo para aprofundamento no conhecimento. III. implica a articulação da escola com outros espaços educativos, presentes na comunidade e na cidade, com foco nas aprendizagens. IV. favorece o estabelecimento de um novo contrato social na educação, em que diferentes agentes sociais se tornam também agentes educativos. É CORRETO o que se afirma em Q212188 - A promoção do desporto educacional e o apoio às práticas desportivas não-formais são diretrizes que devem orientar os conteúdos curriculares da educação básica. Q212188 - A criança passa por três etapas quanto ao desenvolvimento da percepção espacial: a do vivido, a do percebido e a do concebido. Dessa forma os espaços podem ser caracterizados a seguir. Assinale a alternativa que NÃO corresponde as etapas do desenvolvimento: