Q212270 - Questão de Nos últimos dez anos, o Brasil fortaleceu os mecanismos de avaliação da educação básica, especialmente por meio da reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da institucionalização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A partir de contribuições teóricas críticas sobre o tema, essa política:

B anca: UFCG Prova: Administrador Ano: 2016
As diretrizes curriculares nacionais para a educação básica indicam que o projeto político pedagógico da escola se configura mais do que um documento, uma vez que objetiva uma escola democrática e autônoma e com qualidade social. Nessa perspectiva, a autonomia: 
OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q212270 - O pedagogo deve focar os valores tradicionais e a cultura da empresa, considerando que a formação dos funcionários é um dos elementos fundamentais para a qualidade e crescimento da organização. Assim, a ética permeia todo seu trabalho, por meio da presença dos princípios de: Q212270 - Sobre o pensamento presente na obra de Terezinha Azerêdo Rios, assinale a alternativa correta. Q212270 - A respeito da formação dos profissionais da escola, assinale a opção correta. Q212270 - O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como: Q212270 - A língua portuguesa, com mais de 240 milhões de falantes, é, como língua nativa, a sexta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, a língua portuguesa também goza de estatuto oficial na União Europeia, no MERCOSUL e na União Africana. A posição do Brasil no cenário internacional como uma das potências emergentes do século XXI, em razão do tamanho de sua população e da presença de sua variante do português em todo o mundo, torna legítima a petição enviada à ONU para tornar o português uma das línguas oficiais da organização. Vários fatores, porém, prejudicam essa campanha. Embora o português seja uma língua cada vez mais importante em âmbito internacional, quatro de cada cinco falantes da língua portuguesa no mundo vivem em um país apenas: o Brasil. Esse aspecto distancia-se do caráter internacional exigido pela ONU para tornar um idioma língua oficial da entidade. O alemão e o japonês não são línguas oficiais da ONU, por razão semelhante, embora sejam as línguas de poderosas economias mundiais. Internet: < www.portaleducaçao.com.br > (com adaptações). Da leitura do texto acima infere-se que a ONU elege suas línguas oficiais entre as que são faladas