Q212301 - Questão de Considerando-se as propostas da política neoliberal para a educação: I- Focalização e redução dos gastos públicos; II- Aumento dos gastos públicos com a educação pública; III- Privatização dos sistemas educacionais; IV- Descentralização e redução das responsabilidades da União quanto à manutenção dos sistemas; V- Estado como mero regulador e avaliador dos sistemas. São corretas as seguintes afirmativas:

B anca: UFCG Prova: Técnico de enfermagem Ano: 2016
Considerando-se as propostas da política neoliberal para a educação: I- Focalização e redução dos gastos públicos; II- Aumento dos gastos públicos com a educação pública; III- Privatização dos sistemas educacionais; IV- Descentralização e redução das responsabilidades da União quanto à manutenção dos sistemas; V- Estado como mero regulador e avaliador dos sistemas. São corretas as seguintes afirmativas:
OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q212301 - O método educativo emancipatório, composto pelo exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos, segundo Paulo Freire, necessita de: I. ensinar o máximo de conteúdos do currículo para que o aluno construa seu conhecimento e tenha autonomia; II. discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina; III. pressupor que ensinar não é transferir conhecimento, mas, criar possibilidades ao aluno para sua própria construção; IV. no processo educativo, educador e educandos, vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber. Os itens corretos são: Q212301 - Acerca das atribuições e responsabilidades do professor de atendimento educacional especializado (AEE), julgue os itens seguintes.O professor de AEE segue as orientações e informações repassadas pela equipe pedagógica técnica no sentido de como trabalhar com o aluno de inclusão e como estabelecer relação entre esse aluno e os demais da sala de ensino regular. Q212301 - Ghiraldelli afirma que os professores brasileiros chegaram ao século XXI guiando suas práticas por cinco tendências pedagógico-didáticas que seguem a inspiração de filosofia educacional de seus autores. De acordo com uma delas, os passos segundo os quais acontece o processo ensino aprendizagem, se resumem, sequencialmente, em: vivência, temas geradores, problematização, conscientização e ação política. Assinale o autor cujas ideias melhor caracterizam essa sequência. Q212301 - A organização do processo ensino-aprendizagem por meio de projetos temáticos supõe uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos, na qual os limites entre áreas curriculares se tornam menos relevantes. Passa a ter destaque o objeto ou objetivo comum, trazido em um tema ou problema, que exigirá um encaminhamento colaborativo e globalizante. Para que qualquer projeto seja bem sucedido é necessário que se promova uma: I. Definição clara de problemas, metas gerais e objetivos específicos para cada projeto proposto, em função das capacidades enfatizadas no ciclo e na etapa do ano letivo em que se insere. II. Articulação com temas propostos pelo livro didático, de modo a evitar uma dispersão e a perda de um eixo organizador fornecido pelo livro. III. Seleção de procedimentos, meios ou recursos para desenvolvimento do projeto, incluindo-se as modalidades já planejadas. IV. Mobilização da turma e da escola em torno do projeto, incluindo comunicação das metas aos alunos, a suas famílias e aos profissionais envolvidos no ciclo, para identificação de interesses e de contribuições possíveis. V. Articulação das áreas de conhecimentos restritas a temática central e dos subtemas do projeto e das atividades complementares que foram propostas. Estão corretas as afirmativas: Q212301 - São alguns princípios estabelecidos pela LDBEN 9394/96 Art. 3º, EXCETO: