Q212353 - Questão de O espaço físico da instituição, além de favorecer a aprendizagem da criança e o desenvolvimento, deve propiciar um local seguro, evitando acidentes. Os acidentes envolvendo crianças representam números elevados nas estatísticas de mortalidade infantil. De acordo com o exposto, relacione adequadamente as faixas etárias às afirmativas a seguir. 1. 0 a 6 meses. 2. 6 meses a 2 anos. 3. 2 a 6 anos. ( ) Os acidentes que acontecem com mais frequência são os traumatismos dentários, intoxicações, afogamentos, acidentes esportivos e automobilísticos e queimaduras. ( ) Os acidentes mais comuns nessa idade são as queimaduras, sufocações, intoxicações medicamentosas, enforcamentos em berços, quedas, ingestão e aspiração de pequenos objetos. ( ) Os acidentes mais comuns são as intoxicações, quedas, traumatismo dentário, choque, cortes e perfurações, ingestão de corpos estranhos, afogamentos, queimaduras com fósforo, panelas e líquidos quentes sobre o fogão. A sequência está correta em

B anca: CONSULPLAN Prova: Professor - Educação Infantil Ano: 2016
O primeiro ano de vida do bebê é marcado por uma dependência total ao adulto. Assim, seu contato com a realidade é mediado por este. Mediação esta que resultará na formação de sua psique, auxiliando e propiciando o desenvolvimento do sistema nervoso. Não se pode esquecer que, segundo Elkonin (1969), o desenvolvimento psíquico infantil prescinde do sistema nervoso. Acerca da atividade principal que marca o período compreendido aproximadamente entre o 1º e o 3º, segundo Elkonin, assinale a alternativa correta.
OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q212353 - Com relação às políticas de avaliação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Ocorreram inicialmente nos Estados Unidos e na Inglaterra e se estenderam, ao longo da década de 1980, para outros países. ( ) Baseavam-se, principalmente, na organização de sistemas de avaliação padronizada e diagnóstica para estudantes de diferentes níveis de escolaridade. ( ) Na década de 1990 estavam centralizadas nas ideias das organizações internacionais como, por exemplo, a OCDE. As afirmativas são, respectivamente, Q212353 - De acordo com análise de Bruno, em artigo da coletânea Gestão Democrática da Educação (2003), no atual processo de internacionalização da economia, comumente designado por globalização, a transnacionalização corresponde a um estágio superior de internacionalização que o capital alcançou. Sua novidade é conjugar a ação dos grandes grupos econômicos entre si e no interior de cada um deles, diretamente, sem preocupação com a integração de nações ou de sistemas econômicos nacionais. Dentre outras implicações, a autora destaca: Q212353 - Julgue o próximo item, acerca da educação profissional e tecnológica. As matrículas dos cursos especiais e regulares oferecidos por instituições de educação profissional e tecnológica devem estar condicionadas ao nível de escolaridade dos alunos. Q212353 - Com relação ao artigo 12 da Lei nº 9.394/96, sobre as incumbências dos estabelecimentos de ensino, assinale V, para o que for Verdadeiro, ou F, para o que for Falso: ( ) Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola. ( ) Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei. ( ) Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola. ( ) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados. ( ) Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino. A sequência CORRETA para as afirmativas acima é: Q212353 - “Se o educador é aquele que sabe, se os alunos são os que não sabem nada, cabe ao primeiro dar, entregar, transmitir, transferir seu saber aos segundos. E este saber não é mais aquele da ‘experiência vivida’, mas sim o da experiência narrada ou transmitida.