Q212369 - Questão de Analise a situação hipotética exposta a seguir. “PA, 11 anos, estuda numa escola pública, no 5º ano do ensino fundamental, distante de sua residência cerca de 10 km, por se tratar de área rural, percorre o trajeto diariamente a pé. E não há outra escola mais próxima. Devido a esta distância, chega atrasado e cansado na escola, comprometendo seu desenvolvimento e rendimento escolar. Os pais de PA entraram em contato com a escola relatando as dificuldades encontradas quanto ao caminho a ser percorrido diariamente pelo menor, mas não pretende tirá-lo da escola, por ser uma criança interessada. Solicitaram da direção uma solução para o problema apresentado.” Após análise da situação exposta é possível, através da legislação vigente, a Lei de Diretrizes e Bases, garantir a presença do menor à escola, pois

B anca: CONSULPLAN Prova: Professor - Educação Infantil Ano: 2016
O primeiro ano de vida do bebê é marcado por uma dependência total ao adulto. Assim, seu contato com a realidade é mediado por este. Mediação esta que resultará na formação de sua psique, auxiliando e propiciando o desenvolvimento do sistema nervoso. Não se pode esquecer que, segundo Elkonin (1969), o desenvolvimento psíquico infantil prescinde do sistema nervoso. Acerca da atividade principal que marca o período compreendido aproximadamente entre o 1º e o 3º, segundo Elkonin, assinale a alternativa correta.
OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q212369 - A avaliação é um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica e tem como um dos objetivos a melhoria da aprendizagem das crianças. Nesse sentido, a avaliação deve ser realizada por meio de: Q212369 - O Programa Mais Educação visa fomentar, por meio de sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens, e que considerem as seguintes orientações: 1. Contemplar a ampliação do tempo e do espaço educativo de suas redes e escolas, pautada pela noção de formação integral e emancipadora. 2. Promover a articulação, em âmbito local, entre as diversas políticas públicas que compõem o Programa e outras que atendam às mesmas finalidades. 3. Integrar as atividades ao projeto político-pedagógico das redes de ensino e escolas participantes. 4. Promover, em parceria com os Ministérios e Secretarias Federais participantes, a capacitação de gestores locais. 5. Contribuir para a formação linear e disciplinar das crianças, adolescentes e jovens. 6. Desenvolver metodologias de planejamento das ações, que permitam a focalização da ação do Poder Público em territórios mais vulneráveis. 7. Estimular a cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. Q212369 - Considere as seguintes características: • exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola; • explicita o papel social da escola; • define caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo; • aglutina crenças, convicções, conhecimentos da comunidade escolar, do contexto social e científico; • constitui-se em compromisso coletivo; • precisa ser concebido com base nas diferenças existentes entre os professores, equipe técnico-administrativa, pais, alunos e representantes da comunidade local. Tais características se referem a: Q212369 - Currículo significa as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos estudantes; associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. Por outro lado, a palavra currículo também tem sido empregada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, o chamado currículo oculto, que envolve I. os rituais e práticas; II. as relações hierárquicas; III. as regras e procedimentos; IV. os planos institucionais. São verdadeiras as afirmações contidas em Q212369 - Com base na Resolução nº 01/2004 do CNE/CEB, o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnorraciais e para ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem como base estruturante Eixos Estratégicos propostos no documento “Contribuições para a Implementação da Lei nº 10.639/2003”. Sobre esses eixos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Política de formação para gestores e profissionais de educação. ( ) Condições institucionais. ( ) Fortalecimento do marco legal. ( ) Gestão democrática e mecanismos de participação social.