Q212376 - Questão de De base dialética, as teorias psicogenéticas, representadas, entre outros, por Jean Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934), chamados teóricos interacionistas, entendem a gênese do comportamento humano na perspectiva interacionista, em que sujeito e objeto interagem em um processo que constrói e reconstrói estruturas cognitivas. Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir. I.Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto. II. Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio e aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. III. Para Piaget, a aprendizagem seria uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Sendo assim, o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente. IV. Para Vygotsky, o desenvolvimento da filogenia humana se dá através de um mecanismo autorregulatório que tem como base condições inatas biológicas e que é ativado pela ação e interação do organismo com o meio ambiente. V. A teoria piagetiana defende que durante os dois primeiros anos de vida a linguagem tem um papel insignificante no desenvolvimento da criança, tendo em vista que sua forma de agir sobre o mundo e de compreendê-lo são individuais e construídas no plano de ação imediata. A criança se relaciona com o mundo e o elabora por meio dos seus sentidos e movimentos (período sensório-motor). Estão corretas apenas as afirmativas

B anca: CONSULPLAN Prova: Professor - Educação Infantil Ano: 2016
O primeiro ano de vida do bebê é marcado por uma dependência total ao adulto. Assim, seu contato com a realidade é mediado por este. Mediação esta que resultará na formação de sua psique, auxiliando e propiciando o desenvolvimento do sistema nervoso. Não se pode esquecer que, segundo Elkonin (1969), o desenvolvimento psíquico infantil prescinde do sistema nervoso. Acerca da atividade principal que marca o período compreendido aproximadamente entre o 1º e o 3º, segundo Elkonin, assinale a alternativa correta.
OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q212376 - Emrelação à seleção e à organização dos conteúdos são feitas as seguintes afirmações: I. Oconteúdo pode ser organizado no plano vertical (distribuído em séries) ou no plano horizontal (dentro de umamesma série). II. Os conteúdos podem ser organizados pelo aspecto lógico (do professor) ou psicológico (do aluno). III. Normalmente, o processo de organização dividirá um conteúdo em aula, esta aula em tópicos e estes tópicos em unidades. IV. Selecionar conteúdos é definir o que será ensinado. Organizar conteúdos é dizer a forma como estes serão apresentados. Estão corretas: Q212376 - Em geral, os PCN propõem para a educação básica uma abordagem histórica que favoreça o fortalecimento da concepção de cidadania. Q212376 - Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), o ensino será ministrado com base em alguns princípios. São princípios do ensino, EXCETO: Q212376 - A trajetória do ensino religioso a partir da necessidade de mudanças que garantam a laicidade nos referenciais teórico-metodológicos, adotados pelas escolas públicas brasileiras ao longo das décadas, sempre visou oferecer o ensino religioso na escola pública para desenvolver o senso de respeito e tolerância dos alunos em relação aos outros e a si próprios, conforme os resultados parciais de pesquisa realizada em escola pública no município de Capela Nova, Minas Gerais (CUNHA, 2011, p. 164). Analise as afirmações a seguir, baseadas nesta e em outras pesquisas, e verifique o que elas constatam: I. O processo ensino e aprendizagem da disciplina “ensino religioso” e o nível de conscientização dos alunos na convivência cotidiana, auxilia no enfrentamento aos fatos de aceitar e respeitar as diversas abordagens religiosas, com a compreensão de que as crenças possuem importância cultural, social e política, advinda de uma história de respeito, tolerância e de intolerância religiosa. II. Há questões de ranços e também avanços do tema no Brasil, de forma sucinta, verifica-se que o problema atinge também outros países. III. Contraditoriamente há alunos que percebem a necessidade de respeitar as diferentes religiões, mas que persistem com seus preconceitos e estereótipos com as religiões desconhecidas pela maioria deles. Estão corretas as afirmativas: Q212376 - O que caracteriza propriamente os seres humanos não é uma similaridade, mas a própria diferença. Ou seja, ao procurar entender a singularidade de cada grupo, de cada cultura, você vai compreender mais a humanidade. Moreira, A. Currículo e multiculturalismo: desafios e tensões. In: Lisita, V. e Sousa, L. (Org.) Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. Esse fragmento foi extraído do texto de Moreira que aborda como a discussão do multiculturalismo está sendo incorporada ao campo do currículo no Brasil. Para o autor, o reconhecimento da diferença cultural na sociedade e na escola traz algumas implicações para a prática pedagógica, tais como I –a manutenção de uma perspectiva monocultural. II –a necessidade de reescrever o conhecimento. III –o entendimento de como, historicamente, posturas preconceituosas cristalizam-se no currículo. IV –o reconhecimento do outro como pessoa, e não a outra cultura como uma matéria a ser estudada. Assinale a alternativa que contempla, de forma correta, somente as implicações abordadas pelo autor.