Q212379 - Questão de Segundo Gasparin (2009), para o desenvolvimento da dialética marxista como método educativo toma-se como marco referencial epistemológico a teoria dialética do conhecimento, tanto para fundamentar a concepção metodológica e o planejamento de ensino-aprendizagem, quanto a ação docente-discente. A ideia é possibilitar aos alunos que eles se apropriem do conhecimento e, com isso, se modifiquem e modifiquem a realidade em que estão inseridos, provocando, assim, alterações na infra e na superestrutura. Para isso, Gasparin utiliza as cinco fases do método dialético, a saber: 1. Prática social do conteúdo. 2. Problematização. 3. Instrumentalização. 4. Catarse. 5. Prática social final do conteúdo. Considerando essas fases, relacione-as adequadamente com as características a seguir. ( ) É o momento em que os alunos serão confrontados com o conteúdo. É nesta etapa em que os alunos, sujeitos do conhecimento, são apresentados aos conceitos científicos e, com a ajuda do professor, compara-os com seus próprios conhecimentos. ( ) As principais interrogações levantadas na prática social a respeito de determinado conteúdo, em consonância com os objetivos de ensino e que orientam todo o trabalho a ser desenvolvido pelo professor e pelos alunos. Essa fase consiste, na verdade, em selecionar e discutir as origens na prática social. ( ) É a realidade, que também é o ponto de partida. Porém, apesar da referência ser a realidade, ela é diferente. Isso porque no início é a visão do todo, naturalizada, caótica. No final, é a visão do todo novamente, mas reconstruído, compreendido pelo todo e pelas partes. Neste momento, o aluno tem um novo posicionamento perante a prática social. ( ) É a fase de aproximação do aluno ao conteúdo. Os conteúdos não interessam a priori e, automaticamente, aos aprendentes. É necessário relacioná-los aos conceitos empíricos trazidos por eles. O professor necessita incentivar o aprendente a olhar para a sua realidade, para a sua prática social e, aos poucos, associá-la ao conteúdo que será proposto. ( ) É nesta etapa que os alunos deverão mostrar o quanto se aproximaram da solução destes, mesmo que de forma ainda incompleta, ou com os conceitos já assimilados, mas ainda não totalmente construídos. Esta é a fase em que o educando sistematiza e manifesta que assimilou. Este é o momento de expressão do aluno, daquilo que ele aprendeu, de forma oral ou escrita. A sequência está correta em

B anca: CONSULPLAN Prova: Professor - Educação Infantil Ano: 2016
O primeiro ano de vida do bebê é marcado por uma dependência total ao adulto. Assim, seu contato com a realidade é mediado por este. Mediação esta que resultará na formação de sua psique, auxiliando e propiciando o desenvolvimento do sistema nervoso. Não se pode esquecer que, segundo Elkonin (1969), o desenvolvimento psíquico infantil prescinde do sistema nervoso. Acerca da atividade principal que marca o período compreendido aproximadamente entre o 1º e o 3º, segundo Elkonin, assinale a alternativa correta.
OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q212379 - O gerenciamento da rotina por meio da utilização de instrumentos diversificados que possam ser utilizados em grande escala constitui característica marcante da participação da comunidade na concepção elaboração e de um projeto pedagógico. Q212379 - Considerando-se o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) sobre a oferta de educação profissional técnica de nível médio, é correto afirmar que a educação técnica articulada com o ensino médio deve ser desenvolvida Q212379 - Lucas, professor de Inglês do 6º ano de uma unidade escolar da rede municipal de ensino de São Paulo, vai receber uma aluna com deficiência auditiva. A coordenadora pedagógica da escola conversou com os professores daquela série sobre o “Programa Inclui”, instituído pela Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo. Pensando no contexto de seu trabalho, Lucas e seus colegas se detiveram especialmente nos Projetos “Identificar” e “Rede” que propõem, respectivamente, Q212379 - A arquitetura curricular mais comum no Ensino Superior brasileiro é pautada nos postulados e pressupostos dos modelos de estrutura curricular norte-americana e unificado europeu, sendo esse último conhecido como “Processo de Bolonha". Q212379 - Nas organizações em que o sucesso advém dos elementos intangíveis, o treinamento tradicional cedeu lugar à educação corporativa, que passou a ser gerenciada pela empresa.