Q212381 - Questão de A abordagem histórico-social privilegia a importância das interações sociais para o desenvolvimento do indivíduo. Para entender a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, em Vygotsky torna-se necessária a compreensão do conceito “(...) é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes”. (Vygotsky, 1994:112.) Trata-se do conceito conhecido como Zona de Desenvolvimento:

B anca: CONSULPLAN Prova: Professor - Educação Infantil Ano: 2016
O primeiro ano de vida do bebê é marcado por uma dependência total ao adulto. Assim, seu contato com a realidade é mediado por este. Mediação esta que resultará na formação de sua psique, auxiliando e propiciando o desenvolvimento do sistema nervoso. Não se pode esquecer que, segundo Elkonin (1969), o desenvolvimento psíquico infantil prescinde do sistema nervoso. Acerca da atividade principal que marca o período compreendido aproximadamente entre o 1º e o 3º, segundo Elkonin, assinale a alternativa correta.
OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q212381 - A pesquisa científica se origina com a formulação de uma hipótese e na busca de respostas. Nessa busca, o pesquisador segue caminhos previamente estabelecidos ou cria novos métodos, de acordo com as suas necessidades de investigação. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item. Coleta documental, questionário e técnicas mercadológicas são procedimentos de coleta de dados. Q212381 - Os resultados considerados insatisfatórios ensejarão a celebração de protocolo de compromisso, a ser firmado entre a instituição de educação superior e o Ministério da Educação, que deverá conter: I o diagnóstico objetivo das condições da instituição. II os encaminhamentos, processos e ações a serem adotados pela instituição de educação superior com vistas à superação das dificuldades detectadas. III a indicação de prazos e metas para o cumprimento de ações, expressamente definidas, e a caracterização das respectivas responsabilidades dos dirigentes. IV a criação, por parte da instituição de educação superior, de comissão de acompanhamento do protocolo de compromisso. Dentre os itens acima: Q212381 - Os estilos de ensino com ênfase na reprodução do conhecimento envolvem os alunos com o raciocínio de alta ordem, como a memória e a identificação de operações cognitivas que lidem com conhecimento passado e presente. Q212381 - O texto adaptado acima, de autoria de Walter Garcia, remete ao elemento presente na relação professor-aluno que se denomina Q212381 - A autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das universidades públicas brasileiras está assegurada na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N.º 9.394/1996). Sobre a atuação das universidades públicas, no exercício de sua autonomia, no que se refere ao texto da LDB, considere: I - Propor o seu quadro de pessoal docente, técnico e administrativo, assim como um plano de cargos e salários, atendidas às normas gerais pertinentes e os recursos disponíveis. II - Aprovar e executar planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, serviços e aquisições em geral, de acordo com os recursos alocados pelo respectivo poder mantenedor, e elaborar seus orçamentos anuais e plurianuais. III - Realizar, de forma autônoma, operações de crédito ou de financiamento para aquisição de bens imóveis, instalações e equipamentos. IV - Efetuar transferências, quitações e tomar outras providências de ordem orçamentária, financeira e patrimonial necessárias ao seu bom desempenho. Está correto o que se afirma em