Q212384 - Questão de De acordo com Saviani, para que haja aprendizagem é necessário que se adquira um habitus, ou seja, uma disposição permanente para o aprendizado: “[...] adquirir um habitus significa criar uma situação irreversível [...] Para isso, porém, é preciso ter insistência e persistência [...] O automatismo é condição da liberdade e não é possível ser criativo sem o domínio de determinados mecanismos”. (Saviani, 2005, p. 19.) Considerando o fragmento de texto dado e o currículo para a educação infantil da rede municipal de ensino de Cascavel, acerca da rotina na educação Infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.

B anca: CONSULPLAN Prova: Professor - Educação Infantil Ano: 2016
O primeiro ano de vida do bebê é marcado por uma dependência total ao adulto. Assim, seu contato com a realidade é mediado por este. Mediação esta que resultará na formação de sua psique, auxiliando e propiciando o desenvolvimento do sistema nervoso. Não se pode esquecer que, segundo Elkonin (1969), o desenvolvimento psíquico infantil prescinde do sistema nervoso. Acerca da atividade principal que marca o período compreendido aproximadamente entre o 1º e o 3º, segundo Elkonin, assinale a alternativa correta.
OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q212384 - Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item que se segue. A Lei n.º 7.044/1982 introduziu significativa mudança na concepção de educação profissionalizante, ao substituir a orientação de qualificação para o trabalho por preparação para o trabalho. Q212384 - As práticas educativas voltadas ao adulto precisam levar em conta que o educando: I. Está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente. II. Traz consigo uma história mais longa (e provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas. III. Possui, notadamente, dificuldade de abstração na construção de conhecimentos novos. IV. Apresenta maior capacidade de concentração na aprendizagem, pois valoriza os estudos em sua vida. Está correto o que se afirma APENAS em Q212384 - A proposta [...] denominada Universidade Nova aponta para uma transformação radical da atual arquitetura acadêmica da universidade brasileira, visando superar desafios e corrigir alguns defeitos [...]. Isso implica os seguintes desdobramentos: • Introduzir na educação superior temas relevantes da cultura contemporânea, o que, considerando a diversidade multicultural do mundo atual, significa pensar em culturas, no plural; • Dotar a educação superior de maior mobilidade, flexibilidade, eficiência e qualidade, visando à compatibilização com as demandas e os modelos da educação superior do mundo contemporâneo. (SANTOS; ALMEIDA, 2008, p.199-200).Uma ação concreta dessa proposta foi a implantação dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) no Ensino Superior brasileiro, contribuindo para sua inovação curricular, sendo a UFBA uma das instituições pioneiras na adoção dessa proposta. Q212384 - Considere o seguinte trecho de um diálogo mantido entre a professora e um aluno de Educação Infantil, que queria sua atenção: Q212384 - A essência do homem é, na sua realidade, o conjunto de relações sociais. O círculo constitui-se em instância de mediação entre singulares. O professor que participa do contato com outros fica outro, transforma transformando-se e disso adquire consciência. O requisito do respeito pela autonomia do formando e da autonomia do círculo está intimamente ligado ao princípio da responsabilização a que esta modalidade apela. Dada a sua organização, o círculo é um verdadeiro núcleo de democracia participativa, no qual a responsabilidade é a responsabilidade de todos, e onde cada elemento é individualmente responsável pelos atos coletivos. PACHECO, José. Escola da Ponte.Rio de Janeiro: Vozes, 2008, p. 41. A imagem do círculo descreve pedagogicamente a