Q212420 - Questão de Os estudos de Mosston e Ashworth (1996) sobre o processo de ensino e aprendizagem destacaram uma contribuição importante no que se refere à indicação de estilos de ensino que são utilizados pelos professores de Educação Física. Na análise desses estilos, os autores destacam formas de trabalho e de intervenção do professor que vão desde comandos diretivos ao estímulo da criatividade e maior autonomia do aluno. Sobre os estilos propostos por esses autores, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a opção correta. I) No estilo por comando, a relação professor e aluno é estabelecida de forma horizontal, na qual tanto professor quanto aluno selecionam os objetivos e as estratégias de forma colaborativa. As decisões e tarefas a serem realizadas partem do professor, mas sempre em colaboração com os alunos. II) No estilo por descoberta dirigida, o professor propõe aos alunos diversas perguntas e elabora uma série de desafios de movimentos que são criados para orientá-los de modo que consigam descobrir a solução correta de forma independente e autônoma. III) No estilo por resolução de problemas, o professor apresenta uma série de problemas aos alunos, que são estimulados a ser criativos e a experimentar diversas formas de realização de movimentos. Os alunos são estimulados a focar no desenvolvimento de suas próprias soluções para o problema e não a imitar as respostas dos colegas.

B anca: Prefeitura de Fortaleza - CE Prova: Professor de Educação Física Ano: 2016

Os estudos de Mosston e Ashworth (1996) sobre o processo de ensino e aprendizagem destacaram uma contribuição importante no que se refere à indicação de estilos de ensino que são utilizados pelos professores de Educação Física. Na análise desses estilos, os autores destacam formas de trabalho e de intervenção do professor que vão desde comandos diretivos ao estímulo da criatividade e maior autonomia do aluno. Sobre os estilos propostos por esses autores, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a opção correta. 

I) No estilo por comando, a relação professor e aluno é estabelecida de forma horizontal, na qual tanto professor quanto aluno selecionam os objetivos e as estratégias de forma colaborativa. As decisões e tarefas a serem realizadas partem do professor, mas sempre em colaboração com os alunos.

II) No estilo por descoberta dirigida, o professor propõe aos alunos diversas perguntas e elabora uma série de desafios de movimentos que são criados para orientá-los de modo que consigam descobrir a solução correta de forma independente e autônoma.

III) No estilo por resolução de problemas, o professor apresenta uma série de problemas aos alunos, que são estimulados a ser criativos e a experimentar diversas formas de realização de movimentos. Os alunos são estimulados a focar no desenvolvimento de suas próprias soluções para o problema e não a imitar as respostas dos colegas. 

OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q212420 - Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são documentos educacionais tidos como referencial para renovação e elaboração da proposta curricular das redes de ensino em todo o Brasil. Sobre os PCNs, analise. I. Ressaltam a importância de que cada escola formule o seu projeto educacional, compartilhada por toda equipe para o avanço da qualidade da educação. II. Reconhecem a complexidade da prática educativa, buscam auxiliar o professor na sua tarefa de assumir como profissional o lugar que lhe cabe pela responsabilidade e importância no processo de formação do povo brasileiro. III. Os critérios de avaliação neste documento dão importância à classificação dos alunos a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos. IV. Configuram uma proposta flexível a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. V. Os objetivos propostos concretizam as intenções educativas em termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética e que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade, tendo em vista uma formação ampla.Estão corretas apenas as afirmativas Q212420 - No livro Amar e Brincar : Fundamentos esquecidos do h umano, Maturana e Verden-Zoller sustentam que as emoções, associadas à rede de conversações, definem uma cultura como forma específica de coexistência em uma comunidade humana. Em outras palavras, isso quer dizer que Q212420 - A partir do texto e a respeito dos métodos de ensino, assinale a opção correta. Q212420 - Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte. No âmbito do poder público, a educação é tarefa compartilhada entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios sob o regime de colaboração, cabendo à União, entre outras atividades, a incumbência de organizar, manter e desenvolver as instituições oficiais do sistema federal de ensino, entre elas, as universidades. Q212420 - Julgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino. O método de ensino por projetos consiste na proposição de atividade que se processa a partir de um problema concreto e se efetiva na busca de soluções práticas.