Q212458 - Questão de Sobre o desenvolvimento da criança, assinale a alternativa correta:

B anca: Prefeitura de Fortaleza - CE Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2016

A educação para um estilo de vida ativo nos programas de Educação Física, proposta pela abordagem da saúde renovada, é uma das abordagens da Educação Física que tem sido estruturada como uma alternativa para os programas tradicionais que ainda concentram suas práticas em torno dos esportes formais. Sobre essa abordagem de ensino, podemos afirmar que: 

I) a educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais fundamentais que a Educação Física tem a realizar no âmbito escolar. A importância dessa abordagem decorre do grande número de estudos científicos demonstrando a associação inequívoca entre os hábitos de atividades físicas e saúde. É preocupante a incidência de sedentarismo entre os jovens, bem como os resultados que apontam que os adolescentes e jovens não estão sendo estimulados adequadamente em relação à prática de atividades físicas que venham a repercutir favoravelmente em sua saúde.

II) uma das expectativas de aprendizagem das aulas de Educação Física é fazer com que os alunos venham a incluir hábitos de atividades físicas em suas vidas, compreendendo conceitos básicos relacionados com a saúde e a aptidão física, que sintam prazer na prática de atividades físicas, que desenvolvam certo grau de habilidades motoras, o que lhes proporcionará a percepção de competência e motivação para essa prática.

III) por meio da intervenção didático-pedagógica, pautada na abordagem da saúde renovada, nas aulas de Educação Física, é possível contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos de ordem conceitual e procedimental sobre o tema saúde relacionado às práticas corporais de movimento. 

OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q212458 - Ao projetar um curso de educação a distância deve-se levar em conta: I. Contexto sócio-histórico dos aprendentes. II. Perfil cognitivo, social e cultural dos aprendentes. III. Expectativas dos aprendentes em relação ao curso IV. Infraestrutura tecnológica. V. Os conteúdos e interfaces de conteúdos e de comunicação. VI. Estrutura: aula, fase, módulo ou unidade do curso. Está correto o que se afirma em Q212458 - Saviani contextualiza a “pedagogia liberal” no desenvolvimento da sociedade capitalista e a diferencia da “pedagogia histórico- crítica”. Na “pedagogia liberal”: I. A função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais; II.O ato educativo envolve a análise crítica da realidade social e orienta-se pelas finalidades sociopolíticas da educação; III. O ensino atribui relevância à igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições; IV. O processo educativo minimiza a diferença de classes e enfatiza a diferença cultural; Estão corretas as alternativas: Q212458 - Uma análise crítica acerca da concepção educacional presente no documento “Pátria Educadora”, publicado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República em abril de 2015, permite afirmar que tal documento: Q212458 - Por muitos anos, os gestores e professores dos cursos que se realizam por meio da educação a distância tiveram muitas dúvidas em relação à avaliação dos estudantes, ao aproveitamento de estudos, à certificação, etc. Isso porque era necessário regulamentar aquilo que estava previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 . A partir de 2005, com o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, foi possível organizar melhor a educação a distância nos seus mais variados aspectos e especificidades. No que tange ao aproveitamento dos estudos e à avaliação dos estudantes, ficou decidido, com o referido decreto, que as certificações totais ou parciais obtidas nos cursos e programas a distância poderão ser aceitas por Q212458 - A relação escola-comunidade tem sido destacada para o sucesso escolar. Vários motivos vêm sendo apontados como fatores que geram sucesso, em termos de aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, analise os motivos a seguir. I - A escola e seus gestores como articuladores do bom relacionamento entre alunos e famílias. II - O projeto político-pedagógico representa um documento básico para firmar a relação escola-comunidade. III - Criação de espaços comunitários pelas famílias substituindo as atribuições do Estado, por meio do trabalho voluntário. IV - Representantes comunitários como protagonistas nos processos de relação escola-comunidade. São motivos que conduzem ao sucesso escolar APENAS os expostos em