Q212465 - Questão de Os instrumentos de avaliação são elementos importantes para a Didática à medida que ajudam na coleta de dados sobre a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, é certo garantir que:

B anca: Prefeitura de Fortaleza - CE Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2016

A educação para um estilo de vida ativo nos programas de Educação Física, proposta pela abordagem da saúde renovada, é uma das abordagens da Educação Física que tem sido estruturada como uma alternativa para os programas tradicionais que ainda concentram suas práticas em torno dos esportes formais. Sobre essa abordagem de ensino, podemos afirmar que: 

I) a educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais fundamentais que a Educação Física tem a realizar no âmbito escolar. A importância dessa abordagem decorre do grande número de estudos científicos demonstrando a associação inequívoca entre os hábitos de atividades físicas e saúde. É preocupante a incidência de sedentarismo entre os jovens, bem como os resultados que apontam que os adolescentes e jovens não estão sendo estimulados adequadamente em relação à prática de atividades físicas que venham a repercutir favoravelmente em sua saúde.

II) uma das expectativas de aprendizagem das aulas de Educação Física é fazer com que os alunos venham a incluir hábitos de atividades físicas em suas vidas, compreendendo conceitos básicos relacionados com a saúde e a aptidão física, que sintam prazer na prática de atividades físicas, que desenvolvam certo grau de habilidades motoras, o que lhes proporcionará a percepção de competência e motivação para essa prática.

III) por meio da intervenção didático-pedagógica, pautada na abordagem da saúde renovada, nas aulas de Educação Física, é possível contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos de ordem conceitual e procedimental sobre o tema saúde relacionado às práticas corporais de movimento. 

OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q212465 - O conceito de aprendizagem significativa de Ausubel é considerado fundamental para o processo ensino e aprendizagem pensado a partir de uma perspectiva psicopedagógica. Atribuir um significado ao conteúdo, nessa perspectiva, significa estabelecer relações Q212465 - Uma professora comunicou à direção que sua aluna, de 12 anos, estava ausente da escola por duas semanas. A direção tentou entrar em contato com a família por várias vezes, sem sucesso. Passados mais quinze dias, continuando a aluna ausente e tendo se esgotado todos os recursos de contatar a família, o dirigente escolar deve Q212465 - Os sistemas municipais de ensino compreendem: I. As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal. II. Somente as instituições de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal. III. As instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada. IV. Os órgãos municipais de educação. V. As instituições de ensino fundamental e de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada. São VERDADEIROS os itens: Q212465 - De acordo com a concepção liberal tecnicista, a pesquisa científica, a tecnologia educacional e a análise experimental do comportamento são os instrumentos básicos para que se garanta a formação de indivíduos competentes. Q212465 - De acordo com o artigo 32 da LDB nº 9.3494/96, o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo: