Q362377 - Questão sobre Determinada empresa, visando ampliar o seu quadro técnico, investiu na contratação de novos profissionais para serviços em instalações elétricas e em eletricidade de suas dependências. Com a finalidade de capacitar esses profissionais, a empresa ofereceu curso sobre medidas de proteção coletiva e individual em trabalhos com instalações elétricas e com eletricidade. Considerando a situação hipotética descrita, julgue o item a seguir. Considere a situação a seguir. Um instrutor informou, durante uma capacitação, que medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização da instalação elétrica. Nesse momento, um dos empregados alerta que evitar a desenergização das instalações elétricas faz parte da política da empresa, exceto quando as interrupções de energia duram, no máximo, 30 minutos e são efetuadas durante a madrugada. Nessa situação, sendo confirmada a informação do empregado, a medida adequada a ser adotada, visando assegurar a segurança dos profissionais envolvidos, é restringir todos os serviços de manutenção nas instalações elétricas da empresa para o período da madrugada.

B anca: CESPE Prova: Engenheiro eletricista Ano: 2013
Determinada empresa, visando ampliar o seu quadro técnico, investiu na contratação de novos profissionais para serviços em instalações elétricas e em eletricidade de suas dependências. Com a finalidade de capacitar esses profissionais, a empresa ofereceu curso sobre medidas de proteção coletiva e individual em trabalhos com instalações elétricas e com eletricidade. Considerando a situação hipotética descrita, julgue o item a seguir.

Considere a situação a seguir.

Um instrutor informou, durante uma capacitação, que medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização da instalação elétrica. Nesse momento, um dos empregados alerta que evitar a desenergização das instalações elétricas faz parte da política da empresa, exceto quando as interrupções de energia duram, no máximo, 30 minutos e são efetuadas durante a madrugada.

Nessa situação, sendo confirmada a informação do empregado, a medida adequada a ser adotada, visando assegurar a segurança dos profissionais envolvidos, é restringir todos os serviços de manutenção nas instalações elétricas da empresa para o período da madrugada.









OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q362377 - Há uma técnica que permite explicitar alguns pontos específicos tanto do processo considerado de forma integral, como dos subsistemas particulares, das interações entre partes do sistema e dos procedimentos operacionais. Nessa técnica, durante as avaliações, procuram-se identificar os desvios nas condições de funcionamento do sistema em relação aos objetivos originalmente definidos para ele. Essa definição da “missão” e de cada parte e do todo do comportamento esperado para o sistema é fundamental para a aplicação da técnica Q362377 - A NBR 10897:2004 da ABNT estabelece os requisitos mínimos para projeto e instalação de chuveiros automáticos. Em relação aos tipos de sistemas de chuveiros automáticos, há um que utiliza esses chuveiros fixados a uma tubulação que contém ar, podendo ou não estar sob pressão, conjugado a um sistema suplementar de detecção instalado na mesma área desses chuveiros automáticos. Tal sistema é o de Q362377 - Os pisos dos locais de trabalho onde são instalados equipamentos e máquinas e os destinados a áreas de circulação devem ser mantidos limpos e livres de graxas e óleos, de modo a não oferecer riscos aos passantes. Tal prescrição, contudo, não se aplica a oficinas, visto ser imprescindível, nesses locais, o uso de graxa e óleos. Q362377 - Segundo a NR 4, as empresas devem dimensionar seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) considerando a(o) Q362377 - Em uma base de armazenamento de gás, durante 8 horas diárias de trabalho, foram realizadas cinco avaliações ambientais de ruído no posto de trabalho do operador da área de estocagem e transferência. No quadro abaixo, encontram-se os níveis de ruído de cada avaliação realizada e os tempos de exposição a que o operador se expôs em cada um desses níveis. Após análise do quadro, conclui-se que a dose de ruído a que o operador se expôs é de