Q362395 - Questão sobre A respeito do lítio, utilizado como tratamento de primeira escolha em pacientes com transtorno bipolar, julgue o item a seguir. Sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia, são manifestações comuns e precoces da intoxicação pelo lítio.

B anca: CESPE Prova: Analista Judiciário Ano: 2015
A respeito do lítio, utilizado como tratamento de primeira escolha em pacientes com transtorno bipolar, julgue o item a seguir.

Sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia, são manifestações comuns e precoces da intoxicação pelo lítio.

OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q362395 - Os transtornos de ansiedade são patologias prevalentes na psiquiatria. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte. Indivíduos com prolapso de válvula mitral apresentam, estatisticamente, maiores chances de desenvolver transtorno de pânico que indivíduos saudáveis. Q362395 - Uma paciente com 25 anos de idade estava internada em Q362395 - São alterações que ajudam a diferenciar a Demência Frontotemporal − DFT da Doença de Alzheimer − DA: Q362395 - Em relação aos sintomas de depressão de pacientes com demência de Alzheimer, avalie se as afirmativas a seguir são em geral falsas (F) ou verdadeiras (V): ✓ Acredita-se que sintomas como humor depressivo clinicamente significativo, diminuição de prazer aos contatos sociais ou usuais, isolamento ou retraimento social, alteração do apetite e do ciclo vigília-sono, alterações psicomotoras, irritabilidade, fadiga e sentimento de inutilidade, desesperança ou culpa excessiva e inapropriada, pensamentos recorrentes de morte e ideação suicida estejam presentes, associados ou isolados, em pacientes com demência de Alzheimer (DA), o que pode resultar em incapacidade física e morte prematura. ✓ A frequência de depressão maior em pacientes com DA varia 23% a 38%. ✓ Pacientes com DA deprimidos têm maior deficiência na execução das atividades de vida diária e maior probabilidade de apresentarem episódios de agitação, além de apresentarem mais riscos de institucionalização e aumento do estresse no cuidador. ✓ A depressão no idoso é considerada como um processo multifatorial, ou seja, desencadeada por diferentes aspectos: sociais, psíquicos, cognitivos e físicos; dessa forma, tornam-se difíceis o diagnóstico e o tratamento desses pacientes, sendo viável a associação de diferentes tratamentos de caráter farmacológico e não farmacológico.As afirmativas são respectivamente: Q362395 - Do ponto de vista psicopatológico, no caso de afasia de compreensão ou de Wernicke, é correto afirmar que: