Q362457 - Questão sobre A NR-10 aplica-se às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou na omissão dessas, as normas internacionais cabíveis.

A NR-10 aplica-se às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou na omissão dessas, as normas internacionais cabíveis.

Em relação ao tema segurança em instalações e serviços de eletricidade, Norma Regulamentadora 10 (NR-10) do Ministério do Trabalho, julgue os itens que se seguem.








OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q362457 - A NR-10 tem sua existência jurídica na Seção IX do Capítulo V do Título II da CLT, especifcamente nos artigos 179 a 181. Esta NR (Norma regulamentadora) objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores expostos (direta ou indiretamente) aos riscos com eletricidade. Qual é o limite de carga instalada que os estabelecimentos devem obrigatoriamente constituir e manter no Prontuário de Instalações Elétricas em conformidade com o item 10.2.4 da NR vigente? Q362457 - Conforme a Norma Regulamentadora (NR) 10, os serviços em instalações elétricas energizadas em _______________, bem como aqueles executados no Sistema Elétrico de Potência - SEP, não podem ser realizados individualmente. Marque a opção que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. Q362457 - A NR-10 estabelece procedimentos apropriados para realizar a desenergização do sistema elétrico. Considere os quatro procedimentos (do total de seis) constantes na NR-10: 1. Seccionamento; 2. Instalação da sinalização de impedimento de reenergização; 3. Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada; 4. Impedimento de reenergização. A ordem correta de execução desses procedimentos, desconsiderando os dois não apresentados, é Q362457 - A Norma Regulamentadora 10 estabelece a organização de um prontuário de instalações elétricas, sobre o qual são feitas as seguintes afirmações. I - O prontuário de instalações elétricas é obrigatório para todos os estabelecimentos com carga superior a 45 kW. II - O prontuário de instalações elétricas deve conter esquemas unifilares e trifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos. III - O prontuário de instalações elétricas deve conter os resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva. Quais estão corretas? Q362457 - Conforme a NR 10, a desenergização é uma das principais medidas de controle de risco elétrico. Para se considerar uma rede desenergizada, devem-se seguir os seguintes passos: