Q362518 - Questão sobre Considera-se doença profissional a moléstia adquirida ou desencadeada em decorrência das condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele relacionada diretamente.

B anca: CESPE Prova: Analista Ambiental Ano: 2013
Considera-se doença profissional a moléstia adquirida ou desencadeada em decorrência das condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele relacionada diretamente.
Acerca da legislação sobre a saúde do trabalhador, julgue os itens subsecutivos.








OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q362518 - Um homem de vinte e nove anos de idade, empregado de uma serraria há sete anos, compareceu ao serviço médico da empresa com quadro de broncoespasmo. Durante o atendimento médico, ele relatou que, nos últimos meses, além de rinite crônica, vinha apresentando quadros clínicos semelhantes ao atual, cuja frequência e gravidade vêm aumentando. Segundo o paciente, os sintomas se manifestam, geralmente, no fim da jornada de trabalho ou, em casa, à noite. Ele apresentou, ainda, história de asma na infância, que regrediu espontaneamente. Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue o item subsequente. De acordo com as informações apresentadas, a condição clínica do paciente agravou-se devido à ação local do poluente presente no ambiente de trabalho. Q362518 - No período de um ano, em um determinado estabelecimento, ocorreram 40 acidentes, que provocaram o afastamento de dez trabalhadores por um período total de 16 dias devido aos cuidados médicos necessários. O total de horas-homem de exposição aos riscos foi de 320 000. Nesse ano, a taxa de frequência de acidentes e a taxa de gravidade foram, respectivamente, de Q362518 - Com relação à Portaria n.º 3.067/1988, posteriormente revogada pela Portaria n.º 191/2008, julgue os seguintes itens.A propriedade rural com cinquenta ou mais trabalhadores é obrigada a organizar e manter em funcionamento o Serviço Especializado em Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (SEPATR). Q362518 - A prevenção da exposição ocupacional a agentes químicos constitui objetivo da Higiene do Trabalho, sendo correto afirmar que Q362518 - Em uma obra de construção civil, o fechamento provisório dos vãos de acesso às caixas dos elevadores deve ser constituído de material resistente e fixado de forma segura à estrutura, até o momento da colocação definitiva das portas. A altura desse fechamento deve ser de, no mínimo, 1,20 m.