Q362523 - Questão sobre Acerca de segurança do trabalho, julgue o item. Os agentes de riscos estão presentes nos mais diversos ambientes ocupacionais. O controle efetivo desses agentes permite que as atividades laborais desenvolvam-se dentro de limites satisfatórios de segurança. Uma vez constatado o risco no ambiente ocupacional, deve-se, em primeiro lugar, tentar eliminá-lo ou reduzi-lo, ao mínimo possível, adotando-se, em ordem preferencial, medidas de proteção coletiva e medidas de proteção individual. Se ambas forem possíveis, mas insuficientes para eliminar ou neutralizar o agente de risco; ou não forem eficazes, devem ser adotadas medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho.

B anca: CESPE Prova: Especialista em Regulação Ano: 2013
Acerca de segurança do trabalho, julgue o  item. 

Os agentes de riscos estão presentes nos mais diversos ambientes ocupacionais. O controle efetivo desses agentes permite que as atividades laborais desenvolvam-se dentro de limites satisfatórios de segurança. Uma vez constatado o risco no ambiente ocupacional, deve-se, em primeiro lugar, tentar eliminá-lo ou reduzi-lo, ao mínimo possível, adotando-se, em ordem preferencial, medidas de proteção coletiva e medidas de proteção individual. Se ambas forem possíveis, mas insuficientes para eliminar ou neutralizar o agente de risco; ou não forem eficazes, devem ser adotadas medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho.








OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q362523 - O produto químico classificado como perigoso à segurança e à saúde dos trabalhadores, conforme o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem dos Produtos Químicos (GHS), deve conter rotulagem preventiva simplificada com, no mínimo, a indicação do nome e a informação de que se trata de produto classificado como perigoso. Q362523 - Exaustor com sistema captor do tipo cabine é considerado, em processo de pintura, equipamento de proteção coletiva (EPC). Q362523 - Na Norma Reguladora 7 (NR-7), estabelece-se a obrigatoriedade de elaboração e implementação do programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO) pelos empregadores, de um modo geral, com o objetivo de possibilitar a promoção e a preservação da saúde de seus trabalhadores. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo a avaliação clínica, os exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas, devem ser registrados em prontuário clínico individual, que deve ficar sob a responsabilidade do médico-coordenador do PCMSO. Esses registros devem ser mantidos por período mínimo de dois anos após o desligamento do trabalhador. Q362523 - De acordo com as diretrizes de proteção radiológica, a idade mínima exigida para que uma pessoa possa atuar como profissional de radiologia é de Q362523 - Para fins de dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), os canteiros de obra e as frentes de trabalho situados no mesmo Estado, Território ou Distrito Federal não serão considerados como estabelecimentos, mas sim como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá organizar o SESMT. Nesse caso, segundo a NR 4, os engenheiros de segurança do trabalho, os médicos do trabalho e os enfermeiros do trabalho poderão ficar centralizados, desde que, nesses locais, o número de empregados seja, no máximo, de