Q362552 - Questão sobre Na sala de máquinas de um navio, após o superaquecimento no sistema de alimentação de combustível do gerador, houve um princípio de incêndio devido ao vazamento de óleo diesel das mangueiras. Além do óleo diesel, parte da fiação elétrica também entrou em chama; um trabalhador foi socorrido com parada respiratória e dois sofreram queimaduras. O fogo foi combatido com extintores e a ventilação foi melhorada. Considerando-se a situação hipotética acima, avalie os itens abaixo. I. Se o fogo no óleo diesel tiver sido combatido com extintor de dióxido de carbono pode se assegurar que esse é o procedimento preferencialmente adequado. II. O fogo no gerador elétrico energizado é classificado como de classe B. III. Ao trabalhador acometido de parada respiratória é recomendada a respiração artificial, em que o socorrista deve fechar as narinas da vítima, cobrir toda a boca da vítima com sua boca e sugar 2 vezes o ar da vítima. IV. Se as queimaduras dos dois trabalhadores tiverem sido de 1º grau, conclui-se que houve formação de bolhas, contendo líquido gelatinoso e amarelado. Essas queimaduras costumam ser dolorosas e podem infectar-se, caso as bolhas se rompam. V. Sabendo-se que, na situação em apreço, houve liberação de gases tóxicos, a ventilação por diluição teria sido uma escolha acertada para melhoria do ar respirável. Está CORRETO o que se afirma em :

B anca: FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE Prova: Técnico Operacional Portuário - Segurança do Trabalho Ano: 2012
Na sala de máquinas de um navio, após o superaquecimento no sistema de alimentação de combustível do gerador, houve um princípio de incêndio devido ao vazamento de óleo diesel das mangueiras. Além do óleo diesel, parte da fiação elétrica também entrou em chama; um trabalhador foi socorrido com parada respiratória e dois sofreram queimaduras. O fogo foi combatido com extintores e a ventilação foi melhorada. Considerando-se a situação hipotética acima, avalie os itens abaixo.

I. Se o fogo no óleo diesel tiver sido combatido com extintor de dióxido de carbono pode se assegurar que esse é o procedimento preferencialmente adequado.

II. O fogo no gerador elétrico energizado é classificado como de classe B.

III. Ao trabalhador acometido de parada respiratória é recomendada a respiração artificial, em que o socorrista deve fechar as narinas da vítima, cobrir toda a boca da vítima com sua boca e sugar 2 vezes o ar da vítima.

IV. Se as queimaduras dos dois trabalhadores tiverem sido de 1º grau, conclui-se que houve formação de bolhas, contendo líquido gelatinoso e amarelado. Essas queimaduras costumam ser dolorosas e podem infectar-se, caso as bolhas se rompam.

V. Sabendo-se que, na situação em apreço, houve liberação de gases tóxicos, a ventilação por diluição teria sido uma escolha acertada para melhoria do ar respirável.

Está CORRETO o que se afirma em :
OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q362552 - No que diz respeito à segurança no trabalho, julgue os itens que se seguem. Denomina-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que a exposição ocupacional a agentes químicos façam mal à saúde. As ações preventivas devem incluir monitoramento periódico da exposição, informação aos trabalhadores e controle médico. Q362552 - As radiações podem ser ionizantes e não ionizantes. Como exemplo de radiação não ionizante encontram-se os(as) Q362552 - Um evento decorrente do exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte, perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho denomina-se Q362552 - O anexo 2 da NR-15 estabelece limites de tolerância para ruídos de impacto; os quais podem ser avaliados em dB(C) ou dB(LINEAR). Considerando o medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e de resposta para impacto; sendo as leituras realizadas próximas ao ouvido do trabalhador; pergunta-se qual é o valor limite do limite de tolerância para este tipo de análise, segundo o item 2, deste anexo? Q362552 - Conforme Norma Regulamentadora (NR) nº 4, sobre Serviços Especializados em engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), compete aos profissionais integrantes do SESMT analisar e registrar em documento específico todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional. A empresa deve manter os registros de que tratam essas determinações na sede do SESMT ou facilmente alcançáveis a partir da mesma, sendo de livre escolha da empresa o método de arquivamento e recuperação, desde que sejam asseguradas condições de acesso aos registros e entendimento de seu conteúdo, devendo ser guardados somente os mapas anuais dos dados correspondentes a estas determinações. O período exigido para a manutenção dos referidos registros é de: