Q362579 - Questão sobre Segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), evento adverso é qualquer ocorrência de natureza indesejável relacionada direta ou indiretamente ao trabalho. Dentre os fatores relacionados com a ocorrência desses eventos, destaca-se o seguinte fator imediato:

B anca: VUNESP Prova: Técnico de enfermagem do trabalho Ano: 2012
Segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), evento adverso é qualquer ocorrência de natureza indesejável relacionada direta ou indiretamente ao trabalho. Dentre os fatores relacionados com a ocorrência desses eventos, destaca-se o seguinte fator imediato:

OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q362579 - A NR-10 estabelece requisitos de segurança visando a garantir a integridade física de trabalhadores que lidam com os mais variados tipos de instalações elétricas, incluindo as de alta tensão (AT). A respeito das recomendações dessa Norma, em relação às instalações elétricas de alta tensão, considere as afirmativas abaixo. I – Todo trabalho em instalações elétricas energizadas em AT, bem como naquelas que interajam com o Sistema Elétrico de Potência (SEP), somente pode ser realizado mediante ordem de serviço específica para data e local, assinada por superior responsável pela área. II – Os serviços em instalações elétricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no SEP, podem ser realizados individualmente mediante autorização de profissional capacitado. III – A intervenção em instalações elétricas energizadas em AT pode ser realizada com os dispositivos do circuito, sistema ou equipamento ligados, desde que haja uma autorização do superior responsável pela área. Está correto o que se afirma em Q362579 - Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são dispositivos de abrangência coletiva, destinados a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros. Nesse contexto, são considerados equipamentos de proteção coletiva: Q362579 - O banco X é um banco múltiplo, que inclui as seguintes carteiras: comercial, de desenvolvimento e imobiliária. Por pertencer ao setor de intermediação financeira, o banco está classificado com o grupo C-28 na NR05–Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e enquadrado com o de grau de risco 2,de acordo com a NR04–Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) Admitindo-se que, atualmente, o banco possua 1800 funcionários em 100 pontos de atendimento e que os dimensionamentos de sua CIPA e de seu SESMT foram executados de acordo com as normas citadas, pode-se afirmar que o SESMT deve fiscalizar a atuação de todas as CIPAS do banco. Q362579 - O EPI somente poderá ser utilizado pelo empregado com a indicação do certificado de aprovação, expedido pelo órgão nacional competente. Q362579 - Embora os derramamentos de produtos químicos não sejam frequentes no laboratório, algumas precauções se fazem necessárias como, por exemplo, a existência de kits emergência, contendo absorventes adequados, conforme os tipos de produtos químicos que são utilizados no setor. Existem diversos absorventes disponíveis no mercado, na forma de pós, granulados e mantas. A escolha do melhor absorvente deve considerar, além da sua eficiência na absorção, também aquele que gerar menor resíduo final, levando a uma redução de custos. Com base no exposto, o absorvente para conter derramamentos de produtos químicos é o (a)