Q362617 - Questão sobre De acordo com a NR específica, os fabricantes de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) têm por obrigação cadastrar-se, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e solicitar a emissão de um certificado de aprovação (CA) para cada EPI que desejar comercializar. O MTE exerce funções primordiais de controle de qualidade e uso de EPIs. São ações de competência do MTE, exceto:

B anca: Quadrix Prova: Engenheiro de segurança do trabalho Ano: 2012
De acordo com a NR específica, os fabricantes de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) têm por obrigação cadastrar-se, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e solicitar a emissão de um certificado de aprovação (CA) para cada EPI que desejar comercializar. O MTE exerce funções primordiais de controle de qualidade e uso de EPIs. São ações de competência do MTE, exceto:
OUTRAS QUESTÕES RELACIONADAS COM ESSE TEMA: Q362617 - Considere o gráfico com os dados estatísticos e as informações abaixo para responder à questão. Em uma refinaria de petróleo, onde se trabalha mensalmente com 400.000 horas-homem de exposição aos riscos, no ano passado, ocorreram 45 acidentes do trabalho. Desses acidentes, 15 foram com lesão com afastamento e 30, com lesão sem afastamento, sendo que nos meses de fevereiro e de novembro ocorreram, respectivamente, uma morte e uma amputação de mão, na altura do punho. A soma acumulada dos dias perdidos no ano, decorrentes dos outros acidentes foi de 600 dias. A taxa de gravidade dos acidentes, acumulada em dezembro, é de Q362617 - De acordo com a NR 15, do Ministério do Trabalho e Emprego, a qual trata das atividades e operações insalubres, entende- se por Limite de Tolerância a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente de risco que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral, conforme a tabela a seguir, exemplificada com alguns agentes químicos. * mg/m³ - miligramas por metro cúbico de ar Uma avaliação dos agentes químicos de uma indústria apresentou o seguinte resultado para a média aritmética das concentrações: • Acetona = 2.130 mg/m³ • Álcool metílico = 105 mg/m³ • Brometo de etila = 715 mg/m³ • Etilbenzeno = 365 mg/m³ • Tolueno = 302 mg/m³ Portanto, no ambiente de trabalho dessa indústria, para jornada de trabalho de até 48 horas por semana, tomando por base as considerações e os dados acima, o agente químico que apresenta a condição e o grau de insalubridade é este: Q362617 - Entre partes móveis de máquinas e/ou equipamentos, deve haver uma faixa livre variável, a critério da autoridade competente em segurança e medicina do trabalho. Esta faixa deve respeitar o limite de: Q362617 - Gerenciamento de risco é uma técnica que possibilita pensar em todos os modos pelos quais eventos indesejáveis ou problemas operacionais possam ocorrer. Por meio dessa técnica, evita-se a omissão de detalhes e se analisa cada circuito, linha por linha, para qualquer tipo de desvio possível. Cada linha analisada é aplicada à série de palavras-guia, identificando, desse modo, a possibilidade de desvios. Nesse caso, empregou-se a Análise Q362617 - Com relação à NR-16, associe as atividades ou opera- ções perigosas às respectivas áreas de risco. A associações corretas são: