Q563846 - Questão de Falar sobre drogas é sempre delicado. Geralmente as discussões são infladas por juízos de valor, pré-julgamentos ou preconceitos que nos levam a perceber a problemática sem, no entanto, conseguirmos dominá-la eficientemente. E essa temática deve ser adequadamente debatida e trabalhada no ambiente escolar, para que tenhamos condições de enfrentar este problema de modo a preveni-lo, promovendo a saúde de todos os sujeitos que vivenciam o dia a dia escolar, sejam educadores, colaboradores, alunos ou familiares. Diante de uma questão tão complexa historicamente, se torna necessário compreender que o objetivo não é atingirmos o ideal de uma sociedade totalmente livre de drogas, mas é preciso valorizar o papel protagonista do educador e daqueles que trabalham na escola para auxiliar os estudantes a fazerem escolhas saudáveis em suas vidas. Com base no assunto exposto julgue as afirmativas: I- O protagonismo do educador é fundamental para que se tenha sucesso nesse enfrentamento, ajudando a escola na articulação com as diversas redes de apoio e a apostar na reinserção dos alunos usuários. II- Ações e projetos preventivos na escola precisam agregar uma visão mais realista do contexto escolar brasileiro, que leve em conta os fatores de risco já presentes em seu cotidiano, mas sem descuidar da valorização de fatores de proteção envolvidos e do protagonismo dos próprios jovens. III- Toda escola possui estrutura adequada e profissional capacitado para lidar com a questão da prevenção e ainda proporcionar ao educando acesso a todas as possibilidades de entender e de se defender de seu inimigo - a droga. IV- O tema deve ser abordado de modo a esclarecer sem medo os ouvintes e oportunizar as manifestações de opiniões e participação na construção de um melhor entendimento sobre a questão das drogas. As ações sociais de modo geral devem primar por medidas preventivas no combate ao uso de drogas. São VERDADEIRAS:

B anca: Instituto Excelência Prova: Nível Fundamental Ano: 2017
Disciplina: Assunto:
Falar sobre drogas é sempre delicado. Geralmente as discussões são infladas por juízos de valor, pré-julgamentos ou preconceitos que nos levam a perceber a problemática sem, no entanto, conseguirmos dominá-la eficientemente. E essa temática deve ser adequadamente debatida e trabalhada no ambiente escolar, para que tenhamos condições de enfrentar este problema de modo a preveni-lo, promovendo a saúde de todos os sujeitos que vivenciam o dia a dia escolar, sejam educadores, colaboradores, alunos ou familiares. Diante de uma questão tão complexa historicamente, se torna necessário compreender que o objetivo não é atingirmos o ideal de uma sociedade totalmente livre de drogas, mas é preciso valorizar o papel protagonista do educador e daqueles que trabalham na escola para auxiliar os estudantes a fazerem escolhas saudáveis em suas vidas.
Com base no assunto exposto julgue as afirmativas:
I- O protagonismo do educador é fundamental para que se tenha sucesso nesse enfrentamento, ajudando a escola na articulação com as diversas redes de apoio e a apostar na reinserção dos alunos usuários.
II- Ações e projetos preventivos na escola precisam agregar uma visão mais realista do contexto escolar brasileiro, que leve em conta os fatores de risco já presentes em seu cotidiano, mas sem descuidar da valorização de fatores de proteção envolvidos e do protagonismo dos próprios jovens.
III- Toda escola possui estrutura adequada e profissional capacitado para lidar com a questão da prevenção e ainda proporcionar ao educando acesso a todas as possibilidades de entender e de se defender de seu inimigo - a droga.
IV- O tema deve ser abordado de modo a esclarecer sem medo os ouvintes e oportunizar as manifestações de opiniões e participação na construção de um melhor entendimento sobre a questão das drogas. As ações sociais de modo geral devem primar por medidas preventivas no combate ao uso de drogas.
São VERDADEIRAS: