Q564005 - Questão de Paro (2010) apresenta os pressupostos de uma administração escolar comprometida com a transformação social. Nessa direção, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F). ( ) A gestão escolar constituída à imagem e semelhança da administração empresarial capitalista se mostra compatível com uma proposta de articulação da escola com os interesses dos dominados. ( ) A especificidade para a administração escolar coincide com a busca de uma nova proposta de administração, fundamentada em objetivos educacionais representativos dos interesses das classes dominadas da população, e que leve em conta a especificidade do processo pedagógico escolar. ( ) A administração escolar deverá se preocupar não apenas com a racionalidade interna ou a eficiência na utilização de recursos, mas há que considerar o desempenho da escola em termos de sua racionalidade externa, ou racionalidade social, ou seja, em que medida aquilo que ela realiza tem repercussão na vida do todo social. ( ) Uma administração escolar verdadeiramente revolucionária deve poder elevar-se de uma práxis reflexiva a uma práxis espontânea, enquanto um processo criador capaz de atender aos objetivos identificados com a transformação social. ( ) A administração escolar atual, pautada pelo autoritarismo em suas relações e pela ausência de participação dos diversos setores da escola e da comunidade em sua realização, não se coaduna com uma concepção de sociedade democrática a que se pretende chegar através da transformação social.Assinale a opção que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

B anca: IF-ES Prova: Pedagogo Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
Assinale a alternativa que apresente somente as proposições CORRETAS.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, quanto aos Níveis e as Modalidades de Ensino da educação brasileira, analise as proposições:

I) A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: cursos sequenciais por campo de saber, de graduação, de pós-graduação, e de extensão.

II) O ensino médio, etapa secundária da educação básica, com duração mínima de dois anos, terá como finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e a preparação básica para o trabalho.

III) Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

IV) A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: articulada com o ensino médio; e subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino fundamental.

V) A educação escolar compõe-se de educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e educação superior.