Questões de Competências dos Profissionais de Arquivo

Quando os arquivos possuem documentos sob restrição de acesso, a conduta dos arquivistas deve ser pautada pela ética profissional, conforme se depreende dos Princípios de acesso aos arquivos: orientação técnica para gestão de arquivos com restrições, formulados pelo Conselho Internacional de Arquivos. Considere: 

I. Itens restritos devem ser descritos nos instrumentos de pesquisa, para que os usuários possam solicitar que a decisão de restrição seja revista.

II. Se um item classificado é revisto e o acesso passa a ser garantido a um integrante do público em geral, o item estará́ disponível para todo o público nos mesmos termos e condições.

III. É preferível que os membros da equipe que tomam as decisões de acesso não sejam os mesmos que trabalham no serviço de referência, para reduzir a possibilidade de funcionários, inadvertidamente, revelarem informações restritas aos pesquisadores.

Está correto o que se afirma em
Questão: 226325
Banca: CESPE Prova: Técnico em Arquivo Ano: 2015
Julgue o item seguinte, acerca de conceitos básicos e princípios fundamentais de arquivologia.

Conforme a terminologia arquivística, o arquivista é todo e qualquer empregado que atua com a manutenção de um acervo documental.









Questão: 226484
Banca: FCC Prova: Analista Judiciário - Arquivologia Ano: 2015
Dentre as rotinas características da gestão de documentos, a única que prescinde da participação do arquivista é
Questão: 226660
Banca: INSTITUTO AOCP Prova: Assistente Administrativo Ano: 2015
No mundo globalizado e informatizado, no qual as organizações estão envolvidas, o trabalho do arquivista é instrumento que serve de controle das ações administrativas. Assinale a alternativa que corresponde à qualidade de um profissional arquivista.
Questão: 226702
Banca: CS-UFG Prova: Analista Legislativo - Pesquisador Legislativo Ano: 2015
A Associação dos Arquivistas do Brasil (AAB) prescreve um conjunto de regras de conduta para orientar o arquivista no exercício da profissão. Segundo a normatividade oriunda da AAB, considera-se arquivista o profissional que atua na guarda, conservação, organização, controle e administração de arquivos. Esse profissional tem como dever e obrigação
Questão: 226978
Banca: FCC Prova: Analista Judiciário - Arquivologia Ano: 2014
É vedado aos arquivistas, do ponto de vista ético,
Questão: 227388
Banca: IDECAN Prova: Auxiliar administrativo Ano: 2014
O arquivista italiano Eugenio Casanova (1867-1951) define arquivos como “a acumulação ordenada de documentos criados por uma instituição ou pessoa no curso de sua atividade e preservados para a consecução de seus objetivos políticos, legais e culturais, pela referida instituição ou pessoa”.

                                                                        (Eugenio Casanova. Archivistica, Siena, 1928, p. 9.)

Acerca dos conceitos básicos de arquivo, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a Lei nº 8.159/1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados e dá outras providências, é correto afirmar que.
Questão: 228782
Banca: FCC Prova: Analista Judiciário - Arquivologia Ano: 2013
De acordo com o Código de Ética do Arquivista, elaborado pelo Conselho Internacional de Arquivos, os profissionais da área devem
Questão: 228828
Banca: VUNESP Prova: Assistente de Suporte Acadêmico Ano: 2013
As profissões de arquivista e de técnico de arquivo são reguladas e regulamentadas desde 1978. De acordo com a Lei n.º 6.546/1978, o exercício dessas profissões é vedado aos;