Questões de Relevância Social dos Arquivos

Questão: 230186
Banca: CESPE Prova: Analista Administrativo - Área 1 Ano: 2013
A origem do arquivo de uma organização pública ou privada está relacionada ao cumprimento de uma finalidade administrativa e, com o tempo, esse arquivo pode ser mantido por razões culturais.
Julgue os itens subsecutivos, relativos aos fundamentos arquivísticos.








Questão: 230576
Banca: ESAF Prova: Assistente Técnico Administrativo Ano: 2012
A principal finalidade dos arquivos é
Questão: 230978
Banca: UFBA Prova: Vestibular Ano: 2012
O desenvolvimento dos arquivos, da profissão e da disciplina Arquivologia tem sido norteado pela conjuntura da tecnologia da informação, preterindo a social.








Questão: 231182
Banca: FCC Prova: Analista Judiciário - Arquivologia Ano: 2012
Filme, gravação, edital, livro e relatório de prestação de contas constituem exemplos, respectivamente, de
Questão: 231685
Banca: PR-4 Concursos Prova: Arquivista Ano: 2012
José Maria Jardim, no artigo A invenção da memória nos arquivos públicos, publicada na revista Ciência da Informação, v. 25, nº 2, 1995, afrma que, o Estado brasileiro não reconhece sua própria memória e, portanto, não oferece condições para o seu uso social. Para o autor, os arquivos públicos são lugares periféricos no Estado e podem ser agentes do esquecimento. Segundo Jardim, o Estado e a sociedade consideram os arquivos públicos como:
Questão: 233548
Banca: FCC Prova: Analista Judiciário - Arquivologia Ano: 2010
As atividades técnicas ligadas ao processo de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento corrente e intermediário, com vistas ao recolhimento, à guarda ou à eliminação, definem, de acordo com a Lei n° 8.159, de 8 de janeiro de 1991,
Assinale a opção correta com relação aos arquivos intermediários.
Os acervos arquivísticos precisam ter sua integridade física garantida para que possam ser transmitidos às gerações futuras, pois são importantes testemunhos históricos e culturais. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Questão: 234097
Banca: CESPE Prova: Arquivista Ano: 2010
Assinale a opção em que se indicam corretamente apenas iniciativas de divulgação do arquivo e ação cultural habitualmente realizadas no Brasil.
Questão: 236421
Banca: UEG Prova: Analista Judiciário - Arquivologia Ano: 2006
Como centro de custódia de documentos que podem testemunhar as relações passadas entre o Estado e o cidadão, um arquivo público define sua posição na estrutura administrativa e assegura seu papel no contexto social que integra, realizando as atividades de