Questões de Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento

Questão: 225302
Banca: FUNCAB Prova: Técnico Administrativo Ano: 2016
Os documentos devem ser guardados dentro de pastas ou caixas. O arquivamento por nomes segue 13 regras, chamadas alfabetação. Seguindo essas regras, como os nomes Rogério Castelo Azul, Camilo São Bernardo, Ronaldo de Alencar, Juan Lopez Diaz, Ornar Saad serão arquivados?
Questão: 225312
Banca: CESGRANRIO Prova: Técnico - Administração Ano: 2016
A gestão documental concentra atividades (procedimentos e operações técnicas) concernentes a produção, tramitação, uso (utilização), avaliação e arquivamento (em fase corrente e intermediária), visando a eliminação ou recolhimento (destinação de documentos). É na fase de destinação de documentos:
Está correto o que se afirma em:
Um acervo exige um arquivamento adequado que viabilize a localização dos documentos. Quando o documento é acondicionamento em seu local de guarda (pasta, gaveta ou caixa), o arquivamento pode ser feito de forma horizontal ou vertical. Sobre o arquivamento horizontal, leia as afirmativas.

I. É indicado para documentos de grandes dimensões, como mapas, plantas e papéis de grandes dimensões.
II. Nesse arquivamento, os documentos são arquivados lado a lado.
III. É o mais comum, sendo largamente adotado nos arquivos correntes e intermediários, onde o acondicionamento é feito em caixas ou pastas suspensas.
Questão: 225572
Banca: Acesso Publico Prova: Assistente em Administração Ano: 2015
Ao organizar e arquivar uma serie de documentos, ordenados por nome, assunto ou local, o sistema de classificação utilizado será:
A classificação é uma das atividades do processo de gestão de documentos arquivísticos, o qual inclui procedimentos e rotinas específicas que possibilitam maior eficiência e agilidade no gerenciamento e controle das informações. O Assistente Administrativo deve ter conhecimento de que ela deve ser realizada de acordo com as seguintes operações: 
Questão: 225658
Banca: FCC Prova: Analista - Arquivologia Ano: 2015
Se dispostas alfabeticamente por bairros e, dentro de cada um deles, por segurados, as pastas ficariam assim distribuídas:
Atenção: No arquivo corrente de uma instituição destinada a cuidar da previdência social de servidores públicos, cada segurado (pensionista ou aposentado) tem uma pasta com o registro de seu nome e do bairro em que vive. Para responder à questão, considere a relação de segurados abaixo. 

 1. João Evangelista de Souza, pensionista, Lago Azul.

2. Carlos Augusto Silva e Sousa, aposentado, Centro.

3. Maria Aparecida Silva Soares, pensionista, São Lázaro.

4. Carlos Eduardo Silveira, pensionista, São José Operário.

5. João Carlos Soares Silva, aposentado, Lírio do Vale.

6. Mário Soares do Vale, aposentado, Lago Azul.

7. Maria da Conceição de Sena, pensionista, São Lázaro.

8. José de Sousa Silva, aposentado, Centro.

9. Pedro de Moura e Silva, pensionista, São José Operário.

10. Aparecida da Silveira, aposentada, Lírio do Vale. 
Questão: 225659
Banca: FCC Prova: Analista - Arquivologia Ano: 2015
Se divididas em dois blocos − de aposentados e pensionistas − e, dentro de cada um deles, ordenadas alfabeticamente pelos nomes dos segurados, as pastas ficariam assim distribuídas:
Atenção: No arquivo corrente de uma instituição destinada a cuidar da previdência social de servidores públicos, cada segurado (pensionista ou aposentado) tem uma pasta com o registro de seu nome e do bairro em que vive. Para responder à questão, considere a relação de segurados abaixo. 

 1. João Evangelista de Souza, pensionista, Lago Azul.

2. Carlos Augusto Silva e Sousa, aposentado, Centro.

3. Maria Aparecida Silva Soares, pensionista, São Lázaro.

4. Carlos Eduardo Silveira, pensionista, São José Operário.

5. João Carlos Soares Silva, aposentado, Lírio do Vale.

6. Mário Soares do Vale, aposentado, Lago Azul.

7. Maria da Conceição de Sena, pensionista, São Lázaro.

8. José de Sousa Silva, aposentado, Centro.

9. Pedro de Moura e Silva, pensionista, São José Operário.

10. Aparecida da Silveira, aposentada, Lírio do Vale. 
Questão: 225660
Banca: FCC Prova: Analista - Arquivologia Ano: 2015
Se divididas em dois blocos − de aposentados e pensionistas − e, dentro de cada um deles, ordenadas alfabeticamente pelos nomes dos bairros, as pastas dos segurados, obedecendo ao mesmo critério, ficariam assim distribuídas:
Atenção: No arquivo corrente de uma instituição destinada a cuidar da previdência social de servidores públicos, cada segurado (pensionista ou aposentado) tem uma pasta com o registro de seu nome e do bairro em que vive. Para responder à questão, considere a relação de segurados abaixo. 

 1. João Evangelista de Souza, pensionista, Lago Azul.

2. Carlos Augusto Silva e Sousa, aposentado, Centro.

3. Maria Aparecida Silva Soares, pensionista, São Lázaro.

4. Carlos Eduardo Silveira, pensionista, São José Operário.

5. João Carlos Soares Silva, aposentado, Lírio do Vale.

6. Mário Soares do Vale, aposentado, Lago Azul.

7. Maria da Conceição de Sena, pensionista, São Lázaro.

8. José de Sousa Silva, aposentado, Centro.

9. Pedro de Moura e Silva, pensionista, São José Operário.

10. Aparecida da Silveira, aposentada, Lírio do Vale. 
Questão: 225684
Banca: UFMT Prova: Auxiliar administrativo Ano: 2015
O método de arquivamento mais simples quando o elemento principal é o nome denomina-se método alfabético. Sobre esse método, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um método indireto, porque a pesquisa requer uso de índice auxiliar para localização do documento.

( ) As fichas ou as pastas são dispostas na ordem rigorosamente alfabética, respeitadas as normas gerais para a alfabetação, por guias divisórias, com as respectivas letras.

( ) Na regra de alfabetação com nomes de pessoas físicas, considera-se o último sobrenome e depois o prenome.

( ) Nas situações em que a pessoa física possui sobrenomes agrupados por hífen, faz-se necessária, segundo a regra de alfabetação, sua separação.

Assinale a sequência correta.
São exemplos de arquivos especializados: