Questões de Correspondência Oficial

Questão: 227193
Banca: CONSULPAM Prova: Auxiliar administrativo Ano: 2014
Depois de ser lida, a correspondência deve ser convenientemente tratada, o que significa que:

I. Se não for necessário dar sequência ao assunto, a correspondência vai imediatamente para o arquivo.

II. O arquivo é o local indicado para receber as correspondências não lidas.

III. A correspondência deve ser arquivada com a devida indicação no canto superior esquerdo e a assinatura do ordenante.

IV. Se for necessária uma resposta, devem ser feitas as anotações necessárias para a sua execução ou, então, se for o caso, o próprio destinatário encarregar-se-á de escrevê-la.

V. Toda a correspondência urgente deve ter uma resposta imediata.

VI. Deve-se adiar a resolução de assuntos pendentes, tornando-os eternamente esquecidos.

Os itens CORRETOS são:
Questão: 229358
Banca: Quadrix Prova: Assistente Administrativo Ano: 2013
No vasto campo da ciência da informação, um dos aspectos que mais tem preocupado os profissionais da área é, sem dúvida, 0 estabelecimento de uma terminologia específica, capaz de atender a programas racionais de intercâmbio, disseminação e recuperação da informação. O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, criou uma Comissão Especial de Terminologia Arquivística brasileira. Os termos geralmente adotados pela comunidade arquivística brasileira consideram que _________________ é uma comunicação escrita, recebida (passiva) ou expedida (ativa), apresentada sob várias formas (cartas, cartões-postais, ofícios, memorandos, bilhetes, telegramas), podendo ser interna ou externa, oficial ou particular, ostensiva ou sigilosa.

Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.
Questão: 229518
Banca: CETRO Prova: Técnico Administrativo Ano: 2013
De acordo com a doutrina sobre o tema Gestão de Documentos, o Protocolo Geral de uma Agência deve executar as seguintes rotinas:

I. verificar se o destinatário ou a unidade pertencem ou não à Agência; em caso negativo, devolverá a correspondência ao remetente, apondo carimbo apropriado e identificando o motivo da devolução.

II. registrar, utilizando carimbo próprio, no canto inferior direito do original e da cópia do interessado, quando houver, a data, hora e assinatura do recebedor.

III. separar a correspondência institucional da particular.

IV. distribuir a correspondência pública diretamente, e a correspondência particular mediatamente ao destinatário.

V. registrar em sistema e encaminhar a correspondência institucional ao Processamento Técnico.

É correto o que está contido em:
Questão: 229520
Banca: CETRO Prova: Técnico Administrativo Ano: 2013
Sobre o assunto Distribuição e Tramitação de Correspondências, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Nenhuma correspondência oficial recebida poderá permanecer sem tramitação no Protocolo Geral e no Processamento Técnico por mais de 24 horas, salvo as recebidas às sextas-feiras, vésperas de feriados e ponto facultativos.

( ) Todo documento deverá ter sua tramitação registrada em sistema informatizado, sendo aceita à tramitação informal em casos apropriados.

( ) A tramitação de documentos será efetuada de forma descentralizada, sendo a última unidade organizacional, detentora do documento, responsável por dar continuidade à tramitação no sistema informatizado.

( ) Para efetivo controle dos documentos, a tramitação ocorrerá sempre por intermédio dos responsáveis pelos Arquivos Setoriais, cabendo a estes gerenciar o recebimento e a distribuição dentro das unidades organizacionais.

( ) Ao receber um documento, o responsável pelo Arquivo Setorial deve verificar se este já está cadastrado e tramitado no sistema; caso não esteja, deve-se solicitar ao Protocolo-Geral seu cadastramento e tramitação.

Questão: 229514
Banca: CESPE Prova: Assistente Técnico Administrativo Ano: 2013
Julgue os itens a seguir, referentes a gestão de documentos.


O protocolo do MI deve ser responsável pela abertura e controle da tramitação de processos, enquanto aos arquivos cabe o registro dos outros documentos (correspondências, relatórios etc.).








É vedada a abertura dos envelopes que apresentam características oficiais associadas ao termo confidencial.
Com relação às atividades inerentes ao setor de protocolo, julgue os próximos itens.








Questão: 230218
Banca: CESPE Prova: Analista Administrativo - Área 1 Ano: 2013
O ofício e o memorando são espécies de correspondências próprias do serviço público. As empresas privadas utilizam a carta como espécie documental de correspondência.
A respeito dos documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.








Questão: 231082
Banca: FCC Prova: Analista Judiciário - Arquivologia Ano: 2012
Como entidade estruturada de acordo com as circunstâncias contingentes de sua criação, o arquivo é um todo indivisível que os autores clássicos costumam designar
Questão: 231147
Banca: CONSESP Prova: Escriturário Ano: 2012
Com relação à correspondência que chega à instituição, é da competência do Analista Técnico-Administrativo:
Protocolar” é: