Questões de Responsabilidades da Administração

Questão: 334271
Banca: FGV Prova: Analista Judiciário Ano: 2015
Sobre Auditoria é INCORRETO afirmar que: 
Com relação a técnicas, procedimentos e relatórios de auditoria, julgue o item a seguir.

A infringência a leis e regulamentos, detectada pelo auditor e não corrigida ou comunicada pela organização prestadora de serviços, e passível de afetar entidades usuárias, não autoriza o auditor a comunicar os fatos aos órgãos reguladores ou fiscalizadores.








Questão: 334409
Banca: CESPE Prova: Auditor Federal de Controle Externo - Auditoria Governamental Ano: 2015

Julgue o  item  subsecutivo , referente ao  principal  grupo  de usuários  das  demonstrações contábeis bem como às responsabilidades a elas relacionadas.


Cabe à administração da entidade que relata a informação e, quando apropriado, aos responsáveis pela governança a responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis no caso de auditoria em relatórios contábil-financeiros de propósito geral.








Ao elaborar um contrato com uma empresa de auditoria independente, a entidade que seria auditada pela primeira vez incluiu no contrato uma cláusula acerca do trabalho a ser feito. A cláusula mencionava que, após o trabalho, o parecer deveria assegurar de forma incontestável que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante devido a fraude ou erro. Essa cláusula é considerada inadequada em decorrência do(a):
O auditor, após aceitar o trabalho, toma conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria, o que resultará na necessidade de uma opinião com ressalva ou abstenção em expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis. Neste caso, considerando a Resolução do CFC n. 1.232/2009, como, inicialmente, o auditor deve proceder?
Com relação a elaboração, divulgação, auditoria de relatórios contábil-financeiros e trabalhos de auditoria independente em geral, julgue o item que se segue.

Uma auditoria independente é feita com base na premissa de que a administração da entidade auditada é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis segundo a estrutura de relatório financeiro aplicável.








Questão: 334586
Banca: FCC Prova: Auditor Fiscal do Tesouro Estadual Ano: 2014
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. No relatório do auditor independente deve constar que a elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil é de responsabilidade
Questão: 334609
Banca: FUNDATEC Prova: Auditor Fiscal da Receita Estadual Ano: 2014
A elaboração e a adequada apresentação das demonstrações contábeis, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, e com os controles internos que foram determinados como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, é responsabilidade:
Questão: 334698
Banca: FEPESE Prova: Auditor Fiscal Ano: 2014
Analise as afirmativas abaixo a respeito da responsabilidade da administração da entidade em relação às demonstrações contábeis que estão sendo auditadas.

1. A administração reconhece que a elaboração das demonstrações contábeis de forma adequada é de sua responsabilidade.

2. A administração entende que não se exime da sua responsabilidade quando as demonstrações contábeis são auditadas de acordo com as normas de auditoria aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

3. A administração da entidade deve dar amplo e irrestrito acesso aos auditores que estão auditando as demonstrações contábeis, exceto os relativos à auditoria corrente.

4. A administração é responsável pelo sistema de controle interno, que é base para o processo de auditoria.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Questão: 335884
Banca: CESGRANRIO Prova: Analista de Planejamento - Ciências Contábeis Ano: 2010
De conformidade com as Normas do Conselho Federal de Contabilidade, a quem pertence a responsabilidade primária pela detecção de fraudes?