Questões de Lei Sarbanes-Oxley

Questão: 334516
Banca: CESGRANRIO Prova: Profissional Júnior - Ciências Contábeis Ano: 2015
Disciplina: Auditoria Assunto: Controle Interno , Lei Sarbanes-Oxley ,
A partir de 2002, as empresas listadas no mercado americano estão obrigadas a ter na sua estrutura um Comitê de Auditoria, nos termos exigidos pela Seção 301 da Lei Sarbanes-Oxley (SOX).
Com relação a tais comitês no Brasil, há correntes divergentes quanto a isso. Uma corrente entende que as atribuições desse Comitê de Auditoria já estão inclusas nas atribuições do Conselho Fiscal, capitulado na Lei societária, enquanto outra corrente entende que não.
Independentemente dessa polêmica, o Comitê de Auditoria ou a faculdade de sua substituição pelo Conselho Fiscal, a partir de 2005, tornou-se obrigatório às empresas brasileiras
Questão: 334555
Banca: CESGRANRIO Prova: Contador Ano: 2014
O Comitê de Auditoria passou a ter maior visibilidade e valência no mundo corporativo a partir das fraudes contábeis ocorridas em grandes corporações americanas. Sua importância aumentou, nos Estados Unidos, com a edição da Lei SARBANES-OXLEY, sendo obrigatório nas companhias abertas e empresas sediadas no exterior que estiverem listadas no mercado americano.

No Brasil, o Comitê de Auditoria ainda é alvo de controvérsias quanto à sua plena aceitação, principalmente no que se refere ao órgão ao qual ele deverá reportar-se. Independentemente dessa dubiedade, o Comitê de Auditoria vai crescendo de importância e se impondo no Brasil, notadamente, nas empresas que demandam o mercado norte-americano e europeu.

Uma das funções tradicionalmente atribuída ao Comitê de Auditoria, como órgão da governança corporativa, é a(o)
Questão: 335358
Banca: CESGRANRIO Prova: Profissional Júnior - Ciências Contábeis Ano: 2012
Disciplina: Auditoria Assunto: Controle Interno , Lei Sarbanes-Oxley ,
A Lei Sarbanes-Oxley (SOX) promoveu profundas alterações nos aspectos de transparência das informações divulgadas pelas empresas que possuem ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque, bem como promoveu o aumento da responsabilidade dos executivos dessas companhias, além de exigir um maior nível de detalhamento no que tange aos controles internos de processos nessas organizações.

Os procedimentos da SOX podem ser divididos em controles