Questões de Tipos de controles: contábeis e administrativos

Questão: 334490
Banca: FUNCERN Prova: Assistente Ano: 2015
Leia as assertivas a seguir apresentadas, sobre o que se constitui o objeto de exame de uma Auditoria, ou seu campo de atuação.


I. Os sistemas administrativos e operacionais de controle interno utilizados na gestão orçamentária, financeira, patrimonial e outras áreas administrativas existentes.

II. A execução dos planos, programas, projetos e atividades que envolvam compromissos, contratos ou convênios.

III. Os instrumentos e sistemas de guarda e conservação dos bens e do patrimônio sob responsabilidade das unidades da administração de qualquer porte e localização.

IV. Os dados operacionais relativos às atividades da empresa e/ou correlatos ou auxiliares e que representem resultados e riscos.


Assinale a única alternativa correta: 

Questão: 334503
Banca: CESPE Prova: Analista do Ministério Público Ano: 2015
Em relação ao ambiente de controle e à avaliação de riscos na organização, julgue o próximo item.

Embora o ambiente de controle da organização seja formado por pessoas cujas experiências e habilidades técnicas recebem influência do próprio ambiente de trabalho, a cultura organizacional não pode influenciar os padrões de controles internos definidos.








Questão: 334504
Banca: CESPE Prova: Analista do Ministério Público Ano: 2015
Acerca de atividades de controle e avaliação de riscos, julgue o seguinte item.

Uma adequada avaliação de riscos pressupõe estudo dos acontecimentos já vivenciados pela organização para a correta definição de seus objetivos, uma vez que a ocorrência de eventos futuros incertos não é administrável.








Questão: 334505
Banca: CESPE Prova: Analista do Ministério Público Ano: 2015
Acerca de atividades de controle e avaliação de riscos, julgue o seguinte item.

Na atividade de controle, lidar com o risco é tratar de algo intangível, porém passível de ser quantificado








Questão: 334637
Banca: IADES Prova: Auditor Ano: 2014
Uma fraude pode ser caracterizada por ocorrência de engano intencional, acobertamento ou violação da confiança. Quando um ato irregular ou ilegal é praticado em benefício de pessoas ou em prejuízo da organização, o principal mecanismo para o desencorajamento da fraude é (são)
Questão: 334646
Banca: CESGRANRIO Prova: Auditor Ano: 2014
Para se resguardar dos diversos riscos inerentes aos processos internos, a empresa utiliza controles internos contábeis ou técnicos e administrativos.

Um exemplo de controle interno administrativo é o(a):
Questão: 334708
Banca: FGV Prova: Auditor Ano: 2014
O controle interno relacionado às ações que propiciam o alcance  dos objetivos da entidade é classificado como controle 
Questão: 335298
Banca: OBJETIVA Prova: Agente - Arrecadação e Tributos Ano: 2012
Resultados de pesquisas realizadas sobre fraudes nas empresas apontam que esse é um problema comum e crescente a todas elas, decorrente do enfraquecimento de valores éticos, morais, sociais e, principalmente, da ineficiência dos sistemas de controles internos. Quando um funcionário apossa-se de um bem da empresa e não altera os registros contábeis, está-se diante de um desfalque:
Questão: 335885
Banca: CESGRANRIO Prova: Analista de Planejamento - Ciências Contábeis Ano: 2010
Os controles que compreendem o plano de organização e de procedimentos referentes, principalmente, à eficiência operacional e à obediência às diretrizes administrativas, que normalmente se relacionam apenas de forma indireta com os registros contábeis e financeiros, são:
Questão: 336083
Banca: CESPE Prova: Técnico de Nível Superior Ano: 2008
Alguns controles internos são implementados para minimizar os riscos de perdas. Há procedimentos contábeis e procedimentos administrativos vinculados ao controle interno das organizações. A segregação de funções como, por exemplo, a separação dos responsáveis pelo recebimento de mercadoria dos responsáveis pelo pagamento a fornecedores, é uma ação que minimiza o risco de fraudes contábeis.

Acerca dos procedimentos de auditoria e suas especificidades, julgue os itens a seguir.