Questões de Geral

Questão: 334150
Banca: FCC Prova: Analista Contábil Ano: 2016
Disciplina: Auditoria Assunto: Geral ,
A análise sobre o risco de auditoria deve ser realizada pelo auditor independente já na fase de aplicação do questionário de controle interno e, principalmente, na fase do planejamento dos trabalhos de auditoria a serem executados. A possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião inadequada sobre as demonstrações contábeis com base nos testes substantivos aplicados na empresa é denominada
Questão: 334154
Banca: FCM Prova: Auditor Ano: 2016
Disciplina: Auditoria Assunto: Geral ,
A sequência correta é

Relacione as características dos relatórios de auditoria com os respectivos tipos.

1- Sem ressalva

2- Com ressalva

3- Opinião Adversa

4- Abstenção de Opinião

( ) O auditor não conseguiu evidências apropriadas que o possibilitasse assegurar quanto à adequação ou inadequação das demonstrações contábeis.

( ) O auditor julgou que a entidade não atendeu as normas de contabilidade e as legislações aplicáveis, não representando as demonstrações uma posição econômica e patrimonial fiel da entidade.

( ) O auditor julgou que a entidade atendeu as normas de contabilidade e as legislações aplicáveis, exceto quanto a um aspecto específico, representando, porém, as demonstrações adequadamente à posição econômica e patrimonial na maioria dos aspectos relevantes.

( ) O auditor julgou que nos principais aspectos relevantes, a entidade atendeu as normas de contabilidade e as legislações aplicáveis, representando as demonstrações fielmente à posição econômica e patrimonial.

Questão: 334155
Banca: FCM Prova: Auditor Ano: 2016
Disciplina: Auditoria Assunto: Geral ,
O objetivo do auditor é verificar sobre a adequação das demonstrações contábeis, emitindo uma opinião fundamentada em evidências coletadas ao longo da execução do trabalho. Para a obtenção das evidências que possibilitem a adequada opinião, o auditor poderá utilizar os seguintes procedimentos:
Questão: 334156
Banca: FCM Prova: Auditor Ano: 2016
Disciplina: Auditoria Assunto: Geral ,

Considerando os diversos procedimentos de auditoria para a verificação de adequação dos saldos de empréstimos e financiamentos de longo prazo, relacione as categorias com os respectivos testes substantivos.


1- Procedimentos preliminares

2- Revisão analítica

3- Testes de detalhes das transações

4- Testes de detalhes dos saldos


( ) Calcular índices financeiros.

( ) Recalcular despesas de juros.

( ) Obter entendimento do negócio e do setor.

( ) Fazer vouching de lançamentos em contas de dívidas de longo prazo.

( ) Confirmar dívidas da entidade com credores e agentes fiduciários.

( ) Revisar autorizações e contratos relacionados com dívidas de longo prazo.

( ) Comparar resultados de índices financeiros com expectativa,indústria ou outras fontes.

( ) Totalização vertical, horizontal e conciliação dos saldos com as razões, sintéticos e analíticos.


A sequência correta é

Questão: 334157
Banca: FCM Prova: Auditor Ano: 2016
Disciplina: Auditoria Assunto: Geral ,
A partir dos dados apresentados, pode-se afirmar que o
A Delta Pesquisas Agropecuárias apresentou, no último exercício, as seguintes informações referentes ao Balanço Patrimonial e à Demonstração de Resultados do Exercício.

   
                                                                                                           
                                                                                        
Questão: 334158
Banca: FCM Prova: Auditor Ano: 2016
Disciplina: Auditoria Assunto: Geral ,

Sobre a Responsabilidade do Auditor, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( )O auditor é responsável pela elaboração de um programa de auditoria que detecta fraudes ou erros materiais que possam afetar o patrimônio da entidade auditada.

( )O auditor é responsável por manter um ceticismo profissional que o possibilite, no exercício de suas atividades, identificar, inclusive, fraudes ocorridas na entidade auditada.

( )O auditor deve fazer indagações à administração e a outros responsáveis pela entidade, de forma apropriada, para determinar se têm conhecimentos de ocorrência, indícios ou suspeitas de fraudes que afetem a entidade.

( )O auditor tem como objetivos identificar e avaliar os riscos de fraude; obter evidências suficientes sobre riscos identificados de distorção, decorrente de fraude, e responder adequadamente face a fraude ou a suspeita de fraude.

( ) O risco de o auditor identificar uma fraude, realizada pela alta administração da entidade auditada, é maior do que o de identificar uma fraude realizada por um funcionário, em decorrência do poder de manipulação, da omissão dos registros contábeis e/ou controles internos.

A sequência correta é

Questão: 334159
Banca: FCM Prova: Auditor Ano: 2016
Disciplina: Auditoria Assunto: Geral ,
A Farmig – Fábrica de Medicamentos do Estado de Minas Gerais, em processo de auditoria das demonstrações contábeis, após indícios de perdas por Irrecuperabilidade dos ativos imobilizados, nos exercícios findos em X0 e x1, apresentou aos auditores as seguintes informações:

              

Após os processos de conciliação e de reexecução dos lançamentos, realizados nas contas de imobilizado da entidade, o auditor deveria recomendar
Questão: 334160
Banca: FCM Prova: Auditor Ano: 2016
Disciplina: Auditoria Assunto: Geral ,
Está(ão) correta(s) afirmativa(s)
O Departamento de auditoria interna da Empresa Mineira de Distribuição de Produtos Alimentícios, visando a preparar as demonstrações contábeis para a revisão externa do tribunal de contas do Estado, realizou auditoria das demonstrações contábeis e identificou que havia processos judiciais de diversas naturezas com potencial impacto financeiro nas demonstrações e que não estavam reconhecidos nas mesmas. De modo a identificar os riscos de contingenciamento, a auditoria interna solicitou um parecer do departamento jurídico sobre a probabilidade de perda dos mesmos. Após a análise, os advogados consideraram que:

              

Diante dos discos envolvidos nos respectivos processos, a auditoria interna deverá

I- reconhecer os valores relativos aos processos Trabalhistas e Previdenciários.

II- reconhecer apenas o valor de $ 1,5 milhões de reais, relativos aos processos trabalhistas.

III- reconhecer os $ 4 milhões de reais em contingências em decorrência de serem valores mensuráveis. 

IV- não reconhecer nenhum dos valores, porém divulgá-los em notas explicativas por se tratarem de processos em andamento.

V- reconhecer os processos Trabalhistas e divulgar, em notas explicativas, as informações relevantes sobre os processos Previdenciários. 
Questão: 334161
Banca: FUNRIO Prova: Auditor Ano: 2016
Disciplina: Auditoria Assunto: Geral ,

Quais fatores relevantes devem ser considerados no planejamento da Auditoria Interna na execução dos trabalhos?

I - O conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade;

II - O conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade;

III - A existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos da Auditoria Interna;

IV - O uso do trabalho de especialistas;

V - A natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados, alinhados com a política econômica da entidade;

Marque a alternativa correta.

Questão: 334162
Banca: FUNRIO Prova: Auditor Ano: 2016
Disciplina: Auditoria Assunto: Geral ,
A Auditoria Interna é exercida nas