Questões de Processo de Auditoria

Questão: 334224
Banca: FGV Prova: Auditor Fiscal Ano: 2016
Disciplina: Auditoria Assunto: Processo de Auditoria , Planejamento da Auditoria ,

O planejamento da auditoria deve definir a estratégia do trabalho e desenvolver o plano de auditoria.

Sobre o planejamento da auditoria, assinale a afirmativa correta. 

Questão: 334285
Banca: BIO-RIO Prova: Auditor Ano: 2015
Sobre Auditoria é INCORRETO afirmar que: 
Questão: 334304
Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Prova: Contador Ano: 2015
Disciplina: Auditoria Assunto: Processo de Auditoria , Planejamento da Auditoria ,
A equipe de auditoria, ao iniciar um trabalho, deverá definir o resultado que se espera obter, o que norteará todo o processo de auditoria. Desse modo, a equipe deverá gastar um número maior de horas, de modo a não obter uma visão simplista do objeto a ser auditado, na seguinte etapa do trabalho:

Normas de auditoria: gerais e relativas à execução do trabalho. Em relação à profissão de auditor independente assinale a alternativa incorreta:

1 - Conforme a Resolução do CFC nº 821/97 e 851/99, o auditor independente deve enviar até o dia 30 de junho de cada ano ao Conselho Regional Contabilidade, as informações sobre seu pessoal técnico (inclusive categoria, área de atuação e posição hierárquica), sobre seus clientes, inclusive os que pagaram honorários cujo valor foi mais de 10% do seu faturamento anual e de clientes que lhe pagaram honorários decorrentes de outros serviços de auditoria, cuja média ultrapassou a média dos últimos 3 anos.

2 - Conforme a Resolução do CFC nº 821/97 e 851/99, o auditor independente deve disponibilizar ao CRC todas as informações necessárias à fiscalização da auditoria independente dentro do prazo de 30 dias.


3 - Conforme a NBC PA 13 (R1) para exercer a profissão de auditor independente, o contador, devidamente habilitado junto ao CRC, deve se submeter ao Exame de Qualificação Técnica, para ter seu registro junto ao Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), que é composto de 3 provas, sendo elas: prova de qualificação técnica geral para os auditores que pretendem atuar em auditoria de instituições reguladas pela CVM; prova específica para aqueles auditores que querem atuar em auditoria em instituições autorizadas a funcionar pelo BCB; e prova específica para os auditores que pretendem atuar em sociedades supervisionadas pela SUSEP.


 4 - Conforme a NBC PG 12 todos os auditores independentes e contadores de empresas sujeitas à contratação de auditoria independente são obrigados comprovar junto ao Conselho Regional de Contabilidade, até o dia 31 de janeiro, 40 pontos de educação profissional continuada. Pelo menos 30% pontos devem ter sido destinados à aquisição de conhecimento e o restante pode ser pela atuação como docente, como participante em atividades acadêmicas voltadas à área contábil e produção intelectual. Os documentos comprobatórios devem ser guardados por 5 anos. Até o dia 30 de abril o CRC disponibiliza pela internet a certidão de cumprimento ou não cumprimento da referida obrigatoriedade.


5 - Conforme a NBC TA 200, o planejamento adequado pode reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável. O planejamento de auditoria compreende o levantamento de dados e informações em relação à empresa auditoria, e o programa de trabalho. No programa de trabalho o auditor deve descrever o objetivo da auditoria, a abrangência do trabalho e os procedimentos de auditoria. A função do planejamento é servir de guia para o auditor, portanto uma vez estabelecidos os procedimentos estes poderão ser alterados no decorrer do processo de auditoria.

Questão: 334401
Banca: IESES Prova: Analista Judiciário - Contabilidade Ano: 2015
Disciplina: Auditoria Assunto: Processo de Auditoria , Planejamento da Auditoria ,
De acordo com a Resolução CFC Nº. 1.211/09, que aprova a NBC TA 300 – Planejamento da Auditoria de Demonstrações Contábeis, ao definir a estratégia global, o auditor deve:

I. Identificar as características do trabalho para definir o seu alcance.

II. Definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas.

III. Desconsiderar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho.

IV. Desconsiderar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável, se é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade.

Das afirmações descritas, pode-se concluir que:
Considere:

I. A elaboração de relatórios e emissão de relatórios e certificados.
II Elaboração dos papéis de trabalho e aplicação de testes.
III. Avaliação dos riscos de auditoria do Sistema de Controle Interno; Planejamento e elaboração dos programas de trabalho.
IV. Monitoramento ou follow-up.

Os itens acima constituem etapas do trabalho, recomendadas pelas normas de execução dos trabalhos de auditoria para se obter evidências robustas, e devem obedecer a sequência lógica seguinte:
Questão: 334570
Banca: FCC Prova: Analista de Controle Externo - Orçamento e Finanças Ano: 2014
Disciplina: Auditoria Assunto: Processo de Auditoria , Planejamento da Auditoria ,
Nas atividades de planejamento de auditoria independente, deve o auditor estabelecer uma estratégia global que defina o alcance, a época e a direção da auditoria. Assim, ao definir a estratégia global, deve o auditor, entre outros, nos termos da NBC TA 300:

I. elaborar o plano de auditoria, para definir o tipo de técnica e os procedimentos aplicáveis na revisão de seu trabalho.

II. definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas.

III. identificar as características do trabalho para definir o seu alcance.

IV. considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho.

V. determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho.

Está correto o que consta APENAS em
Questão: 334600
Banca: FGV Prova: Auditor do Tesouro Municipal Ano: 2014
Disciplina: Auditoria Assunto: Processo de Auditoria , Planejamento da Auditoria ,
Nas atividades de planejamento da auditoria, deve-se estabelecer uma estratégia global que defina seu alcance, sua época e sua direção, a fim de orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

Os procedimentos a serem adotados estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Questão: 334601
Banca: FGV Prova: Auditor do Tesouro Municipal Ano: 2014
Disciplina: Auditoria Assunto: Processo de Auditoria , Planejamento da Auditoria ,
Um planejamento adequado é benéfico para a auditoria das demonstrações contábeis. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Permite que o auditor dedique atenção apropriada às áreas importantes da auditoria.
II. Permite que o auditor identifique e resolva problemas potenciais tempestivamente.
III. Permite que o auditor organize adequadamente o trabalho para que a auditoria seja realizada de forma eficaz e eficiente.
IV. Permite que o auditor selecione os membros da equipe de trabalho com níveis apropriados de capacidade e competência para responderem às evidências esperadas e aloque apropriadamente os recursos.

Assinale:
Questão: 334602
Banca: FGV Prova: Auditor do Tesouro Municipal Ano: 2014
Disciplina: Auditoria Assunto: Processo de Auditoria , Planejamento da Auditoria ,
A respeito da materialidade, assinale a afirmativa incorreta.