Questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Questão: 212942
Banca: FUNCAB Prova: Pedagogo Ano: 2016

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o(a) professor(a) considere, na organização do trabalho educativo, a(os)

I. individualidade e a diversidade.

II. resolução de problemas como forma de aprendizagem.

III. concepção educacional marcada por uma prática assistencialista.

IV. interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.

V. conhecimentos prévios de qualquer natureza, que as crianças já possuem sobre o assunto.

Estão corretos apenas os itens: 

Questão: 212853
Banca: IF-PE Prova: Assistente de Alunos Ano: 2016
Em seu livro Crossing the Bridge: a Jungian approach to adolescence, Kiepenheuer (1990) descreve a adolescência como uma fase de crise e transformação. Certamente, tais transformações acabam por influenciar o comportamento dos estudantes que se encontram nesta importante fase do desenvolvimento. Sobre a adolescência, é CORRETO afirmar que 
Questão: 214469
Banca: FCC Prova: Pedagogo Ano: 2015
Analisar e promover o desenvolvimento da inteligência no educando é algo inerente à função social atribuída à escola. No entanto, este educando vive imerso em relações com um universo objetivo e subjetivo...

Dessa maneira, é importante compreender que o aspecto intelectual é 
Questão: 214636
Banca: IF-SC Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2015
A prática escolar está sujeita a diferentes concepções pedagógicas que delineiam modos de desenvolver metodologias e estratégias de ensino. Cada concepção indica maneiras de compreender as relações entre sujeitos e sociedade, constituindo pressupostos de aprendizagem e posições docentes. Podemos destacar duas tendências pedagógicas que, no decorrer da história da educação, contribuíram para a construção de práticas docentes.

Assinale a alternativa que apresentam CORRETAMENTE essas duas tendências. 
Com base no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, relacione as categorias de Educação Especial às suas respectivas definições.
1. Alunos com deficiência
2. Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
3. Alunos com superdotação
( ) Apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial, que podem restringir sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
( ) Apresentam alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além de um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
( ) Apresentam potencial elevado em uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Para comemorar o Dia Mundial do Autismo (2 de abril), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental realizaram uma pesquisa sobre a Educação Especial na legislação brasileira.
Com relação ao que foi apresentado pelos alunos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, em casos de comprovada necessidade, terá direito a acompanhante especializado.
( ) O gestor escolar não pode recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, sendo punido caso isso ocorra.
( ) O acesso à educação é direito da pessoa com transtorno do espectro autista, visando à sua inserção no mercado de trabalho.
As afirmativas são, respectivamente,
Em uma turma de Educação Infantil, Rafael, 5 anos, apresenta Transtorno Global de Desenvolvimento. A professora e a Agente de Apoio perceberam que, quando era solicitado a pintar desenhos respeitando os limites, Rafael não conseguia realizar a tarefa.
Com relação a como devem ser conduzidas as adaptações das atividades para atender a esse caso específico, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve-se avaliar somente a capacidade de pintar, mesmo não respeitando os limites, pois não se pode mudar seu comportamento.
II. Deve-se realçar os limites do desenho, como, por exemplo, contornando-o com barbante.
III. Deve-se colocar o aluno em outra atividade, como massa de modelar, para não estimular sua dificuldade.
Assinale:
Questão: 265141
Banca: FGV Prova: Professor - Língua Portuguesa Ano: 2014
“Partimos das ideias das próprias crianças. Essas ideias nos mostram que as crianças 'pensam' por si mesmas, sem que seja necessário pedir‐lhes que façam isso. Mas isso não é suficiente. Nossa intenção é que as ideias iniciais sejam enriquecidas e reformuladas a partir do trabalho com novos conteúdos. Para que isso aconteça, precisamos ir propondo diferentes atividades com esses conteúdos, por intermédio dos quais vai acontecendo uma aproximação gradual." (AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980).

Assinale a alternativa que indica o papel do professor em uma perspectiva metodológica como a comentada acima (Projetos de Trabalho).
Questão: 265321
Banca: CESGRANRIO Prova: Analista - Designer Institucional Ano: 2013

X se refere à mobilização de um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. X são demandas cada vez maiores no mundo do trabalho, pois W se transforma em grande velocidade e se torna, algumas vezes, obsoleto. O mais importante não é reter W e sim desenvolver X. Assim, X é a faculdade de mobilizar W para resolver problemas.


Desse modo, X e W são, respectivamente,

Questão: 266694
Banca: CESPE Prova: Pedagogo Ano: 2013
Julgue o item subsequente, relativo ao de planejamento participativo.

O planejamento estratégico é utilizado como metodologia para efetivar a participação dos diferentes segmentos da comunidade educativa no processo de construção do planejamento participativo.