Questões de Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural

Questão: 212615
Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Prova: Professor - Matemática Ano: 2016

Leia o fragmento abaixo:

      Normalmente, quando nos referimos ao desenvolvimento de uma criança, o que buscamos compreender é até onde a criança já chegou, em termos de um percurso que, supomos, será percorrido por ela. Assim, observamos seu desempenho em diferentes tarefas e atividades, como por exemplo: ela já sabe andar? Já sabe amarrar sapatos? Já sabe construir uma torre com cubos de diversos tamanhos? Quando dizemos que a criança já sabe realizar determinada tarefa, referimo-nos à sua capacidade de realizá-la sozinha. Por exemplo, se observamos que a criança já sabe amarrar sapatos, está implícita a ideia de que ela sabe amarrar sapatos, sozinha, sem necessitar de ajuda de outras pessoas.

OLIVEIRA, Martha Kolh de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1991. Pág. 11


O trecho apresenta uma das categorias de análise usada por Vygotsky ao estudar o desenvolvimento humano, que é: 

Questão: 212868
Banca: IF-PE Prova: Assistente de Alunos Ano: 2016
A atitude do personagem Calvin, no TEXTO 07, pode ser interpretada como provocada pelo medo de ser agredido. A violência escolar compreende um problema atual vivenciado por muitas escolas; o enfrentamento do bullying, neste contexto, se apresenta como uma das preocupações existentes no campo de atuação do assistente de alunos em instituições de ensino. Sobre o fenômeno bullying, é CORRETO afirmar que 


Questão: 212912
Banca: IF-PE Prova: Assistente de Alunos Ano: 2016
A atitude do personagem Calvin, no TEXTO 07, pode ser interpretada como provocada pelo medo de ser agredido. A violência escolar compreende um problema atual vivenciado por muitas escolas; o enfrentamento do bullying, neste contexto, se apresenta como uma das preocupações existentes no campo de atuação do assistente de alunos em instituições de ensino. Sobre o fenômeno bullying, é CORRETO afirmar que 


De acordo com Vigotski, a Zona de Desenvolvimento Proximal resulta em:

Analise o texto abaixo:

Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.








Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.








Questão: 213497
Banca: IDECAN Prova: Especialista Ano: 2016
“Na abordagem ____________________, o principal nome é o de L. S. Vygotsky, psicólogo russo que viveu e desenvolveu seus estudos durante os anos 30. Esta abordagem proposta por Vygotsky tinha como principal veia a interação entre os indivíduos. No Ocidente, no entanto, sua ‘teoria’ só ficou conhecida a partir dos anos 80 e 90.”
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Questão: 213595
Banca: EXATUS-PR Prova: Pedagogo Ano: 2015
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:

1ª COLUNA:

1 - Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky.

2 - Teoria Construtivista de Bruner.

2ª COLUNA: 

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD).

( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados.

( ) A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

( ) O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. É participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. Instrução relacionada a contextos e experiências pessoais.

A sequência CORRETA é:  


Questão: 213589
Banca: EXATUS-PR Prova: Professor Ano: 2015
São contribuições da teoria de Vygotsky, EXCETO: