Questões de Principais Correntes do Pensamento Sociológico

Questão: 212935
Banca: FUNCAB Prova: Pedagogo Ano: 2016
A teoria que se torna “uma atividade epistemológica que não se restringe à identidade e ao conhecimento sexuais, mas que se estende para o conhecimento e a identidade de modo geral.” (SILVA, 1999, p. 107), chama-se: 
Questão: 214658
Banca: CISCOPAR Prova: Pedagogo Ano: 2015
Anísio Teixeira pensava a educação escolar como um direito que deveria ser estendido a toda a população, o que demandaria escolas gratuitas de todos os níveis de ensino. Esse pensador brasileiro fez parte de um movimento de intelectuais brasileiros, o qual deu origem a uma nova tendência pedagógica, denominada:

Com referência ao planejamento de ensino, julgue o item que se segue.

Um educador que almeje uma sociedade mais justa deve planejar suas atividades de ensino de modo a contribuir para a transformação social e a realização de seu ideal.








Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento participativo.

O processo do planejamento participativo envolve distribuição do poder, análise da situação, descentralização e diversidade de olhares sobre a realidade.









Questão: 215166
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2015
Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item a seguir.

Na participação em um grupo, seja ele social, de estudo ou de trabalho, deve-se ter comprometimento com os objetivos pessoais de cada um dos participantes.









A escola tem a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura, da formação do cidadão e de constituição do sujeito social. No entanto, há divergentes formas de analisar o papel da Instituição escola na sociedade. Marque a alternativa em que correspondem pensador e seu pensamento acerca da função da escola. 

A escola tem a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura, da formação do cidadão e de constituição do sujeito social. No entanto, há divergentes formas de analisar o papel da Instituição escola na sociedade.

Marque a alternativa em que correspondem pensador e seu pensamento acerca da função da escola. 

Questão: 216096
Banca: IF-SP Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2015
Baseado nos estudos de Andery et. al. (2007), que traz uma perspectiva histórica para compreendermos a ciência nos dias de hoje, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Considere as alternativas:

I – Para John Locke todas as ideias que temos eram inatas, portanto não derivam da experiência nem interna e nem externa.

II – Para Auguste Comte, o conhecimento científico é baseado na observação dos fatos e nas relações entre fatos que são estabelecidos pelo raciocínio. Essas relações excluem tentativas de descobrir a origem, ou uma causa subjacente aos fenômenos, e são, na verdade, a descrição das leis que os regem.

III – O conhecimento científico adquire em Marx, o caráter de ferramenta a serviço da compreensão do mundo para sua transformação, transformação que deve ocorrer na direção que interessa àqueles que são os produtores reais da riqueza do homem – os trabalhadores – e que por sua própria condição histórica estão em antagonismo com os detentores dos meios de produção – os donos do capital.

Questão: 216442
Banca: IESES Prova: Professor Ano: 2015
No que diz respeito à avaliação no processo de aprendizagem, é INCORRETO afirmar que:
Questão: 265461
Banca: CESPE Prova: Professor Ano: 2013

Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue o item subsequente.

Considere que, em determinada escola, o diretor tenha imposto restrição relativa à idade mínima para que os alunos participassem da elaboração do projeto pedagógico. Nessa situação, com base no que dispõe a legislação de caráter nacional sobre o tema, o diretor agiu corretamente.