Questões de Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas

Questão: 212920
Banca: FUNCAB Prova: Pedagogo Ano: 2016

Analise a tira a seguir.

(Fonte: deposito-de-tirinhas.tumblr.com)


Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática educativa” considera que ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a atuação defendida por Freire.
Estudos revelam que o planejamento, no contexto escolar, é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado:
Questão: 213075
Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Física Ano: 2016

Analise o texto abaixo:

Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Questão: 213250
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.








Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.








O texto a seguir contextualiza a questão. Leia‐o atentamente.

                         

“Atualmente, na escola, a avaliação tem sido praticada para aprovar ou reprovar os alunos, caracterizando‐se como uma ameaça que intimida o aluno. Descomprometida com a aprendizagem do aluno, contribui para autoimagem negativa, causando reprovação e repetência e, ainda, fracasso escolar, sendo que cada vez mais encontra no âmbito escolar uma avaliação que prenuncia castigo."

Considerando o texto e o pressuposto anterior, analise a situação hipotética: uma professora de uma determinada escola que deseja considerar o erro dos seus alunos como algo construtivo deverá ter como procedimento inicial para atingir seu objetivo:



“(...) vinculada ao processo de ensino e de aprendizagem precisamos elaborar um projeto de avaliação que em primeira instância e, através dos instrumentos nele instituído, possa servir a todo instante como feedback para avaliar não só o aluno, seu conhecimento, mas também toda uma proposta da escola, possibilitando, assim, validar e/ou rever o trabalho pedagógico a cada momento em que isto se fizer necessário.” (Rabelo, 1999, p. 12.) Considerando o exposto, a avaliação nessa ótica deverá ser
Questão: 213809
Banca: UNA Concursos Prova: Professor - Artes Ano: 2015
A construção da cidadania passa pela postura ética do professor. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta. 
O trabalho com adolescentes exige do docente a produção de pautas interacionais pertinentes, ou seja, adequação dos saberes e metodologia adequadas, sob pena de não conseguir qualidade no processo ensino e aprendizagem com estes alunos.

São processos comuns aos estudantes nessa etapa da vida, exceto:
Questão: 214671
Banca: CISCOPAR Prova: Pedagogo Ano: 2015
Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é INCORRETO afirmar: