Questões de Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação

Questão: 212915
Banca: FUNCAB Prova: Pedagogo Ano: 2016

Analise a tira a seguir.

(Fonte: deposito-de-tirinhas.tumblr.com)


Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática educativa” considera que ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a atuação defendida por Freire.
O texto a seguir contextualiza a questão. Leia‐o atentamente.

                         

“Atualmente, na escola, a avaliação tem sido praticada para aprovar ou reprovar os alunos, caracterizando‐se como uma ameaça que intimida o aluno. Descomprometida com a aprendizagem do aluno, contribui para autoimagem negativa, causando reprovação e repetência e, ainda, fracasso escolar, sendo que cada vez mais encontra no âmbito escolar uma avaliação que prenuncia castigo."

Considerando o texto e o pressuposto anterior, analise a situação hipotética: uma professora de uma determinada escola que deseja considerar o erro dos seus alunos como algo construtivo deverá ter como procedimento inicial para atingir seu objetivo:



“(...) vinculada ao processo de ensino e de aprendizagem precisamos elaborar um projeto de avaliação que em primeira instância e, através dos instrumentos nele instituído, possa servir a todo instante como feedback para avaliar não só o aluno, seu conhecimento, mas também toda uma proposta da escola, possibilitando, assim, validar e/ou rever o trabalho pedagógico a cada momento em que isto se fizer necessário.” (Rabelo, 1999, p. 12.) Considerando o exposto, a avaliação nessa ótica deverá ser
Questão: 213365
Banca: IDECAN Prova: Professor - Ensino Religioso Ano: 2016
Analise os trechos correlatos.

I.   “Neste começo de um novo milênio, a educação apresenta‐se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações. Essa é uma das preocupações do Instituto Paulo Freire, buscando, a partir do legado de Paulo Freire, consolidar o seu 'Projeto da Escola Cidadã', como resposta à crise de paradigmas."

                                                 ASSIM

II.  “O docente deve formar‐se com a capacidade de refletir sobre sua prática educacional, sobre sua docência, já que é através do processo reflexo que irá se tornar um profissional capaz de construir sua identidade profissional docente. A prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no espaço da sala de aula contribuem para o surgimento de uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem."

Assinale a alternativa correta.


Questão: 213436
Banca: IDECAN Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2016
O texto a seguir contextualiza a questão. Leia‐o atentamente. A professora, segundo o personagem do quadrinho, entende avaliação como: I. O erro na prática escolar, que serve para reforçar no aluno uma visão culposa da vida, pois além de ser castigado por outros ainda sofre uma autopunição. II. Conhecimento dos erros de cada um de seus alunos ao utilizar a prática da observação e acompanhamento, para que possa adequar o ensino a cada um, como um processo individualizado. III. Que comentários, tais como: “péssimo", “muito ruim", ou “precisa melhorar", sobre as tarefas dos alunos, auxilia‐os a localizar as dificuldades, oferecendo‐lhes a oportunidade de descobrir melhores soluções. IV. Valorização apenas das respostas erradas dos alunos para dar continuidade à ação educativa, corrigindo e apontando o que julgam que seja o certo. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Com base no paradigma do professor reflexivo e na perspectiva da pesquisa-ação, uma nova forma de avaliação surgiu, tendo como foco central a construção de uma prática avaliativa que supere a avaliação classificatória e autoritária, que se converta em instrumento de aprendizagem a serviço da intencionalidade da ação educativa e cujo campo de atuação seja o contexto da aprendizagem significativa, característica mais condizente com o modelo construtivista. Esse tipo de avaliação 
O trabalho com adolescentes exige do docente a produção de pautas interacionais pertinentes, ou seja, adequação dos saberes e metodologia adequadas, sob pena de não conseguir qualidade no processo ensino e aprendizagem com estes alunos.

São processos comuns aos estudantes nessa etapa da vida, exceto:
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue o item a seguir.

A assimilação do conteúdo é o foco principal em ações de aprendizagem no contexto de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E).









Questão: 215119
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2015
No que se refere à avaliação de ensino e aprendizagem, julgue o item subsequente.

A primazia da prova como avaliação de aprendizagem evidencia sua importância para medir o conhecimento adquirido pelos alunos em sala de aula, especialmente na avaliação formativa.









Questão: 215122
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2015
No que se refere à avaliação de ensino e aprendizagem, julgue o item subsequente.

A avaliação permite indicar aspectos sobre a qualidade do ensino e da aprendizagem, o que contribui para reorientar, quando necessário, o trabalho do professor.