Questões de Currículo (Teoria e Prática)

Questão: 213241
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.








Entre os princípios que fundamentam a organização e gestão do currículo da escola brasileira e pelos quais se revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante, está a abordagem interdisciplinar.
A definição que melhor expressa o conceito desta abordagem é:
Em se tratando de políticas inclusivas e participação de estudos de revisão de currículo e programas de ensino, há que se pensar em adequações curriculares que venham como respostas curriculares à diversidade e respeito às diferenças individuais. Uma sociedade democrática, em que os princípios de igualdade e diversidade são patamares sobre os quais as instituições educativas constroem seus currículos, as adaptações curriculares são consideradas, EXCETO:
Questão: 214136
Banca: ACAFE Prova: Professor Ano: 2015
“Chega-se mesmo a aceitar, sem questionamentos, que as vozes de docentes de determinadas disciplinas sejam ouvidas nos Conselhos de Classe com mais intensidade que docentes de disciplinas em que o processo de avaliação não se centra em provas ou testes escritos."

MEC - Currículo Conhecimento e Cultura

Esta constatação ocorre por diversos motivos, exceto
Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

A atribuição do técnico em assuntos educacionais em relação ao currículo das organizações é somente a de executor, isto é, colocar em prática o que já está estabelecido.









Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

Para entender o conceito de currículo, é preciso separá-lo da prática e do contexto em que se encontra, pois ele é uma sistematização técnica de conteúdos institucionalizados.









Questão: 215745
Banca: IF-PA Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2015
Segundo Veiga (2002), currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive. A transmissão dos conhecimentos, historicamente produzidos, e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito. Considerando essa abordagem de currículo, é correto afirmar que:
Avalie as afirmativas abaixo sobre o Currículo Escolar:


I. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

II. A escola precisa preparar-se para bem socializar os conhecimentos escolares e facilitar o acesso do(a) estudante a outros saberes.

III. Entendemos relevância, então, como o potencial que o currículo possui de tornar as pessoas capazes de compreender o papel que devem ter na mudança de seus contextos imediatos e da sociedade em geral, bem como de ajudá-las a adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias para que isso aconteça.


Estão corretas: 

Levando-se em conta as correntes modernas sobre currículo, elencadas no livro “Documentos de identidade:uma introdução às teorias do currículo", de Tomaz Tadeu da Silva, pode-se inferir que:

I. O currículo é neutro e o que se ensina na escola é o conhecimento historicamente necessário para a formação de cidadãos para o mercado de trabalho.

II. A escola não produz novo conhecimento, mas transforma o conhecimento científico em conhecimento escolar.

III. O currículo cria relações de poder.

IV. Na concepção crítica, o currículo é construído no desenvolver das relações, ele produz e contesta cultura.

São corretas somente as afirmativas:
Questão: 216507
Banca: FUNIVERSA Prova: Analista de Gestão Administrativa Ano: 2015
O currículo traduz-se em uma prática na qual se expressa a função social e cultural das instituições educativas. Por meio do currículo, as diversas práticas pedagógicas entrecruzam-se, dialogam e configuram-se. Considerando essa abordagem de currículo, é correto afirmar que o(s)